Goianésia - A alta do dólar tem gerado uma preocupação crescente para quem planeja viajar no final de ano. Com o valor da moeda americana nas alturas, os preços dos pacotes de viagem tanto nacionais quanto internacionais sofreram um aumento significativo.
A diretora administrativa da Associação de Agências de Viagens de Goiás, Eliene Meirelles, explica que a valorização do dólar impacta diretamente no custo de diversos serviços, principalmente em setores como o aéreo: "Os combustíveis das aeronaves são cotados em dólar, o que tem um reflexo imediato no preço das passagens. Além disso, a variação do câmbio também afeta os pacotes de viagens internacionais, que incluem hospedagem e passeios", comenta Eliene.
Com o cenário atual, quem pretende viajar no final de ano precisa se preparar para um orçamento mais alto. A diretora ressalta que, para evitar custos mais elevados de última hora, é fundamental que os viajantes planejem com antecedência a compra das passagens e pacotes. "Se você deseja viajar nas festas de fim de ano, a melhor estratégia é antecipar a compra. Isso evita o aumento de preços nas últimas semanas, quando a procura por passagens e pacotes dispara", alerta Eliene.
Ela também compartilha uma dica importante para quem quer economizar. "Antigamente, por exemplo, um pacote de 8 dias para Buenos Aires e Bariloche na América do Sul custava cerca de 3 mil reais. Hoje, para fazer uma viagem semelhante, o valor pode chegar a 7 mil reais, devido a essa alta no câmbio e nos custos do setor. Por isso, é importante fazer as convenções e ter uma noção clara do que você está pagando", explica a diretora.
De acordo com as agências de viagens de Goiás, a alta dos preços pode gerar uma queda de até 30% na demanda por pacotes de viagem neste final de ano, afetando tanto destinos nacionais quanto internacionais. "O aumento significativo nos custos, combinado com a incerteza econômica, pode fazer com que muitas pessoas adiem ou repensem suas viagens”,afirma Eliene.