Iniciativa é inédita no Brasil

Goianésia – Pela primeira vez em sua história, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), por meio da Escola Superior da Advocacia (ESA-GO), contará com o Núcleo de Estudos Antirracistas (NEGRO). A iniciativa inédita foi apresentada e lançada na noite de terça-feira (29/11) durante a abertura do 1º Congresso Estadual Pela Promoção da Igualdade Racial, no auditório da ESA Goiás.

O objetivo do Núcleo é abordar questões latentes envolvendo a conscientização acerca dos danos que o racismo provoca aos saberes, às culturas e às histórias. Para dar início aos trabalhos, foi definida a leitura do livro “Crítica da Razão Negra” do autor Achille Mbembe, que servirá para o diálogo e a troca de experiências no encontro do Núcleo e, consequentemente, ampliar o conhecimento dos participantes.

A partir das discussões teóricas, os integrantes do Núcleo irão elaborar projetos práticos para a eliminação do racismo. Os estudos começam a partir de janeiro de 2023 e os interessados já podem iniciar a leitura.

O vice-presidente executivo da ESA, Carlos André Pereira, enaltece a importância do lançamento do grupo inédito que terá um encontro mensal, durante quatro meses. “Este é o primeiro núcleo de estudos antirracistas da Seccional Goiana. Nós negros não seremos utilizados como marketing existencial, nós negros não seremos usados como propaganda de comércio. Porque nós nos reconheceremos aqui com ciência e com técnica. Esse é o objetivo da ESA Goiás com o lançamento do grupo”, afirma.

Para participar, é necessário se inscrever no site da ESA Goiás. O Núcleo é aberto a toda a sociedade. O início das inscrições será divulgado posteriormente. “Trata-se de um assunto ligado à cidadania”, reforça o vice-presidente executivo da ESA, Carlos André Pereira.

O presidente da Comissão da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) da OAB Goiás, Gustavo Nogueira Filho, ao celebrar a criação do novo núcleo de estudos da Ordem, destacou o desejo de lançar dois projetos: um manual e um curso de qualificação, ambos antirracistas. “Projetos inéditos também para qualificar e aprendermos enquanto advogados e sociedade a como não ser racista e, sobretudo, como ser antirracista”, enfatizou.

1º Congresso pela Igualdade Racial

O lançamento do Núcleo de Estudos ocorreu na abertura do evento mais inclusivo da história da Seccional Goiana. O 1º Congresso pela Igualdade Racial contou com a presença de autoridades do sistema OAB, por meio das comissões realizadoras do congresso, a Comissão Especial da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), Comissão da Mulher Advogada (CMA), Comissão de Cultura (CC) e Comissão de Direitos Humanos (CDH). O evento acontece nos dias 29 e 30 de novembro no auditório da ESA Goiás.