Com a mudança de temperatura, esta é a época do ano mais propensa a acidentes

Goianésia – Com a mudança da temperatura, está começando a época do ano mais propensa a acontecerem acidentes domésticos envolvendo picadas de escorpião. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), as principais vítimas são adultos de 20 a 29 anos que geralmente são picados dentro de casa. Apesar disso, no geral os casos não evoluem com gravidade. Em 2022, foram registrados 921 acidentes no Estado.

O comandante do Corpo de Bombeiros em Goianésia, Ari Dutra, orienta: "os principais sintomas são dor local intensa que se irradia pelo resto do corpo; inchaço; vermelhidão; eventualmente podemos ter convulsões, vômitos e alterações respiratórias e cardíacas. Portanto é importantíssimo buscar uma unidade hospitalar da forma mais rápida possível".

A espécie mais comum em Goiás é a do escorpião-amarelo (Tityus serrulatus), cujo veneno pode ter efeitos mais graves em crianças e idosos. Segundo o comandante, em caso de picada, "não se deve cortar ou perfurar o local, tentar morder nem passar alguma substância. Isso só agrava a lesão", explica.

A primeira dica de segurança é manter o quintal das residências e as próprias residências sempre limpas e os sacos de lixo sempre bem fechados. Manter os ralos, pias e tanques fechados e aberturas de casa bem vedadas, como a soleira da porta também ajuda. Por fim, como a principal fonte de alimento dos escorpiões são baratas, o controle das baratas faz também o controle dos escorpiões.