Ação vai alfabetizar as crianças em português escrito e em Libras

Goianésia – Foi inaugurada a sala bilíngue da Escola Municipal Luiz de Oliveira que atende as crianças surdas da rede municipal com aulas em Libras no contra turno escolar. Nelas, os alunos estão aprendendo e sendo alfabetizadas em Libras e em Português escrito.

Segundo a primeira-dama e secretária de Promoção Social de Goianésia, Eloá Menezes, a sala "é um sonho nosso desde que o Centro de Apoio aos Surdos (CAS) foi inaugurado". Segundo Eloá, foi feito um levantamento pela prefeitura que observou que a maior parte da população adulta de surdos do município não consegue se comunicar.

Desta forma, o objetivo da sala é preparar os estudantes para que tenham as ferramentas necessárias para uma melhor inclusão no futuro: "não queríamos que eles estivessem na mesma situação que os surdos adultos da cidade".

Outros dois projetos também foram implementados. O primeiro são aulas eletivas em Libras para os alunos ouvintes para que eles possam se comunicar com os colegas surdos, e que está tendo bastante procura.

Outro projeto são os aulões de Libras para para diretores, professores, coordenadores e familiares para que a comunidade escolar possa se comunicar efetivamente com as crianças.