Foram 107 casos registrados nos três primeiros meses do ano no município

Goianésia – Goianésia registrou uma queda de quase 50% nos casos de dengue no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Pelos dados, o município registrou 107 casos confirmados este ano contra 208 no ano passado.

Em todo o Estado, os números caíram quase 70%. De acordo com o Boletim de Dengue, nas 16 semanas epidemiológicas deste ano, foram notificados 50.626 casos de dengue em Goiás – 68% menor que as 159.813 notificações de dengue no mesmo período de 2022.

Principais medidas

Entre as medidas que inibem a reprodução em grande escala do mosquito estão a vedação da caixa d´água, o recolhimento e acondicionamento do lixo, a cobertura de cisterna e reservatórios de água. Murilo acentua que o mosquito tem a capacidade de se reproduzir nos lugares mais inusitados. Um criadouro muito comum do vetor é o recipiente de degelo das geladeiras.

O mesmo cuidado deve ser adotado com os vasos de plantas e sanitários, depósitos de água de umidificadores, ralos e sifões na cozinha e no banheiro. O ovo do mosquito, em contato com água parada, leva, em média, sete dias para se transformar em mosquito adulto. Itens como tampinhas de garrafa, latas e copos plásticos podem, em pouco tempo, se tornar criadouros.