Pelo menos 14 municípios em Goiás já registram surtos da doença que afeta principalmente crianças

Goianésia – Pelo menos 14 municípios goianos registraram surtos da síndrome mão-pé-boca que afeta principalmente crianças abaixo de 5 anos. A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já registra mais de 600 casos suspeitos. Em Goianésia, alguns casos já foram notificados e estão em investigação.

"O que podemos fazer para prevenir a doença é reforçar a higienização de brinquedos, impedir o compartilhamento de objetos de alimentação e higiene pessoal das crianças", explica a secretária municipal da saúde, Luciana Otoni. A secretária ressalta que a doença é altamente contagiosa e o contato com as lesões na pele entre as crianças pode acelerar o contágio. "O contato direto entre as crianças quanto mais minimizado é melhor", orienta.

Os principais sintomas da doença são febre e lesões com pequenas vesículas nos pés, mãos e na boca, podendo se transformar em pequenas feridas, que são bastante dolorosas. "Quando os sintomas aparecerem, [recomendamos] que a criança fique isolada até eles desaparecem, o que leva entre cinco e sete dias", explica Otoni.