Faculdade Evangélica de Goianésia tem clínica diagnóstica à disposição da população

Goianésia – A Prefeitura de Goianésia, a Faculdade Evangélica de Goianésia (Faceg) e o Somar - Núcleo de Apoio e Assistência aos Portadores de Câncer promovem a campanha Maio Vermelho, de prevenção ao câncer bucal.

"O câncer de boca são tumores malígnos que acometem a boca e a gargante. Os principais fatores são o fumo e o álcool: quem bebe e fuma excessivamente tem maior risco de desenvolverem o câncer na boca", conta Antônio Vinícius Goulart, coordenador do departamento de saúde bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Outros fatores como a falta de higiene bucal e uma dieta pobre em vitaminas e minerais, principalmente vitamina C também pode ocasionar a doença. "Têm aparecida alguns casos, eu mesmo já encontrei alguns nos postos de saúde, que também podem fazer essa avaliação", relata o médico.

José Mateus Jr, coordenador pedagógico do curso de Odontologia da Faceg, orienta que o paciente "tem que sempre fazer o autoexame de boca e o profissional precisa estar capacitado para fazer esse diagnóstico. Nós temos uma clínica na Faculdade Evangélica de Goianésia. Basta procurar as meninas da recepção e fazer seu agendamento. Quem perceber que tem alguma lesão que não cicatriza a mais de 15 dias, pode procurar a gente".

Uma vez diagnosticado, o tratamento é feito pelo oncologista de cabeça e pescoço. O encaminhamento é feito para o Hospital do Câncer de Anápolis ou para o Hospital Araújo Jorge, em Goiânia.

Professora Carolina Vansan, professora do curso de Odontologia, orienta ao paciente estar atendo quando fizer a higiene oral: "dê uma olhada se há algum ferida que não está cicatrizando, especialmente os pacientes que utilizam próteses, procure um dentista ou procure a gente lá na faculdade. Nossa campanha é justamente para orientar a população sobre os cuidados iniciais".