Entrega foi feita após cumprimento de acordo entre o Ministério Público de Goiás e a prefeitura

Goianésia – O acordo firmado pelo promotor de Justiça Tommaso Leonardi e o prefeito do município de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, visou sanar os problemas causados ao meio ambiente decorrentes de disposição irregular de resíduos sólidos naquela localidade. Após o cumprimento de todas as cláusulas do contrato firmado entre as duas partes, o Ministério Público entregou o aterro sanitário à população de Barro Alto.

O promotor de justiça Tommaso Leonardi fala sobre a conquista: "o aterro sanitário da cidade está pronto e em breve será inaugurado. Isso vai trazer muitos benefícios tanto para a sociedade como para o meio ambiente, pois terá destinação correta do lixo, possibilitando assim uma melhora na condição de tudo já que sabemos que o lixão traz muitas consequências negativas para todos".

O termo exigia as seguintes obrigações: elaborar e executar um plano municipal de gerenciamento integrado a resíduos sólidos; elaborar e executar um plano de construção de aterro sanitário devidamente licenciado; inserir no orçamento recursos financeiros suficientes para implementação do sistema; implantar um programa de educação ambiental.

Tommaso Leonardi afirma que o acordo está pronto desde 1997, mas por descumprimento de várias etapas não foi possível realizar a entrega do projeto. "Houve descumprimento por reiteradas vezes desse acordo, inclusive o município foi condenado pelo descumprimento há diversos anos, e finalmente em 2021 fizemos esse novo acordo", conta o promotor. Agora o governo municipal de Barro Alto pode realizar a inauguração do aterro sanitário.