Exames e consultas periódicas são as melhores formas de evitar a doença

Goianésia – Voltada para a conscientização sobre o câncer ginecológico, a campanha Julho Verde Escuro chama atenção para a importância de exames preventivos e do diagnóstico precoce da doença. Apesar da alta incidência no país esses tumores podem diminuir drasticamente a população seguir as medidas de prevenção a médica oncologista Cíntia Moreira explica que a prevenção e os cuidados com a saúde podem fazer a diferença no combate à doença.

"A campanha chama atenção para a importância de exames preventivos do diagnóstico precoce desses tipos de tumores. Os canceres ginecológicos são aqueles que afetam um ou mais órgãos do aparelho reprodutor feminino. As ocorrências mais frequentes desse tipo de câncer no Brasil são de tumores no colo e corpo do útero e no ovário, estando na lista dos dez tumores mais recorrentes em mulheres no Brasil, segundo os dados do Ministério da Saúde. Sendo que o de colo de útero é o mais incidente entre eles e ocupa o terceiro lugar no nosso país com média de 17 mil casos novos por ano", relata.

A especialista detalha os principais sintomas ocasionados pelo câncer ginecológico: "Sintomas como sangramento vaginal, em especial na mulher que já entrou na menopausa, dor ou sangramento na hora ou após a relação sexual e corrimento vaginal que não melhora com o tratamento devem ser investigados. Outra situação que deve chamar a atenção das mulheres é se houverem casos prévios de câncer ginecológico na família. Lembrando que as mulheres não devem aguardar os sintomas para procurar o médico. Devem sim fazer exames de prevenção periodicamente", orienta.

A Dra. Cíntia Moreira informa quais os exames são capazes de diagnosticar a doença: "Estes exames incluem coleta de material para papanicolau que é o preventivo e deve ser realizado pelo seu médico, além de exames de sangue e exames de imagem. Agindo desta forma, é possível diagnosticar o câncer em fases iniciais, quando a cura chega a quase 100% dos casos. Vale ressaltar ainda que o câncer de colo uterino pode ser evitado através da vacinação contra o papiloma vírus, também conhecido como HPV e principal causa desse tipo de câncer".