Festividade, realizada há mais de meio século, começa nesta sexta com programação gratuita

Goianésia – O município de Colinas do Sul, região turística da Chapada dos Veadeiros, no Nordeste goiano sedia a partir desta sexta-feira (07/07), a 71ª edição da Caçada da Rainha, festa que acontece há mais de meio século, reunindo devoção, tradição, religiosidade, cultura e importantes fatos da história do Brasil. O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), investiu cerca de R$ 200 mil na realização do evento que tem a expectativa de atrair 20 mil turistas à cidade.

“Valorizar e preservar as tradições e a cultura regional é mais que um dever, é um compromisso e um cuidado especial do Governo do Estado, que não tem medido esforços para zelar pelo patrimônio e a memória goiana. É assim que queremos gerenciar a cultura em Goiás, enaltecendo o que temos de mais valioso, que são as nossas raízes, costumes e tradições," reforça Yara Nunes, secretária de Estado da Cultura.

Um espetáculo ao ar livre encenado anualmente na cidade, a Caçada da Rainha é celebrada através de um sincretismo cultural e religioso, que tem início com a Alvorada ou saída das Folias do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. Após percorrer o município, as Folias arrematam no sábado (08/07), dando lugar a Caçada da Rainha propriamente dita e o tradicional Batuque da Rainha.

O ápice da manifestação cultural acontece no domingo (09/07), quando a rainha, o rei e sua comitiva se escondem na mata montados a cavalo, com auxílio dos mascarados chamados de “caretas”, e outros cavaleiros da comunidade e visitantes vão a sua procura. Neste mesmo tempo acontece o batuque da rainha onde as “batuqueiras” equilibram a garrafa com licor na cabeça e apresentam danças típicas acompanhadas de um canto característico com um instrumento chamado de “onça”.

Outra característica do festejo é a distribuição de alimentos, que é um costume herdado da Idade Média portuguesa e das tradições indígenas. A programação na cidade segue até o dia 10 de julho, com um leque de atrações gratuitas que incluem também show baile, arremate e pouso das folias, cortejo, missas, manifestações culturais, sorteios, além de comidas e bebidas típicas da região.

Herança

A Caçada da Rainha é uma tradição centenária, que traz vestígios do ciclo do ouro em suas danças e músicas, e apresenta algumas das demonstrações de valores, crenças, hábitos e aspirações religiosas da cultura popular do nordeste goiano. A origem da celebração resultou do medo que a Princesa Isabel teve do pai, Pedro II, ao saber que ela havia assinado a Lei Áurea, libertando os escravos. Daí, temendo a repreensão, assim que soube que o imperador estava vindo de Portugal para o Brasil, a princesa reuniu sua comitiva e, a cavalo, foi esconder-se na mata, até seu pai se acalmar. Assim que soube que a filha havia fugido, Pedro II preparou outra comitiva para procurar Isabel. A notícia correu a província e, ao saberem, os escravos resolveram preparar uma festa de agradecimento para recepcionar a princesa."


Serviço

71º edição da Caçada da Rainha

Data: 7 a 10 de julho

Local: Praça Sabino da Silva Coelho - em frente a Igreja Matriz - Colinas do Sul - Goiás

Entrada gratuita