Evento fez parte das ações da Semana Global de Empreendedorismo em Goiás e reuniu artistas, professores e alunos na Escola do Futuro de Goiás em Arte Basileu França

Goianésia – “Economia Criativa: cultura, criatividade, comunicação e negócios”, esse foi o tema de palestra realizada pelo Sebrae Goiás no último sábado (19/11) na cidade de Jaraguá. O evento fez parte da Semana Global de Empreendedorismo e foi realizado na Escola do Futuro de Goiás em Arte Basileu França e reuniu artistas, professores e alunos da instituição que abrigou a palestra. Segundo a analista do Sebrae Goiás, Eliene Campos, um dos objetivos com a ação foi o de “potencializar profissionais e artistas de Jaraguá”.

“Foi um momento para trabalhar o empreendedorismo com foco em aguçar a criatividade, mas enxergar possibilidades de negócios, para mostrar também o potencial artístico de Jaraguá e para estimular o empreendedorismo cultural desta cidade”, disse a analista do Sebrae Goiás sobre o evento.

Entre os assuntos abordados na palestra estiveram: a importância da criatividade e a forma como ela incide sobre o indivíduo; conceitos de Economia Criativa e sua relação com as necessidades humanas; como a Economia Criativa permeia as políticas públicas e contribui para o desenvolvimento cultural, social e econômico do município; a Economia Criativa como fonte de renda e criação de negócios; qualificação profissional para Economia Criativa; o marketing digital como potencializador da comunicação dentro de uma indústria criativa.

A Semana Global de Empreendedorismo (SGE) foi criada em 2007 pelo ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foundation (Carl Schramm), com o objetivo de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender.

Eliene Campos explicou que desde 2018 o Sebrae é a organização que lidera o Conselho da Semana Global, que reúne ainda outras instituições, como a Aliança Empreendedora, Anjos do Brasil, Anprotec, Artemisia, Brasil Junior, CONAJE, Endeavor e Junior Achievement.  Esse ano a proposta dos organizadores da Semana é focar na questão das desigualdades entre empreendedores, de acordo com o gênero e a raça. “Essa campanha vem para celebrar e capacitar empreendedores. O Sebrae como uma das principais instituições de apoio realiza diversas ações neste mês voltadas para a essa campanha”, disse.