Gestor de Produção Agrícola, Renato Jales ponderou que não existe um modelo padrão para fazer a integração. “É preciso construir um modelo para cada propriedade”, esclareceu

Goianésia – Dando sequência às atividades na 6ª ExpoPec 2023, em Porangatu, o Sebrae Goiás, junto com o sistema Faeg Senar e o Sindicato Rural de Porangatu, promoveu uma palestra com o gestor de Produção Agrícola do Grupo Otávio Lage, Renato Jales, nesta quinta-feira (13/04). Com o tema "Integração da Agricultura e Pecuária", a palestra do gestor de Produção Agrícola abordou a expertise do grupo no qual faz parte na condução do processo de integração na região.

“Esse trabalho foi iniciado nas safras de 2015 e 2016, e de lá para cá temos colecionado experiências, que incluem bons resultados”, explicou Renato Jales, ao frisar que objetivo principal é alcançar a sustentabilidade da produção na agricultura e pecuária. De acordo com o gestor, a agricultura e pecuária possuem uma sinergia muito grande na teoria, mas quando se parte para a prática, os desafios surgem. “Um deles refere-se à mão de obra que precisa estar preparada com equipes que dominem de ambos os temas”, assinalou.

No bate-papo, o palestrante apresentou como é feita a integração com a cultura da soja com forrageiras, e relatou a experiência do grupo com modelos de integração com milho. “Hoje, o principal, em cerca de 75% de nossas áreas, usamos a integração com o capim, principalmente a braquiária”, disse. Ele ponderou é preciso encaixar cada modelo para cada propriedade. “As pessoas têm o equívoco de buscar um modelo padrão, mas é preciso construir um modelo para cada propriedade. É possível fazer uma integração, mas é preciso aprender a enquadrar qual se adapta à sua condição e seus investimentos”, esclareceu.

A ExpoPec, que reúne produtores e empreendedores de todo o Brasil, é realizada no Parque de Exposição Hilton Monteiro da Rocha, até o dia 15 de abril. A feira é uma realização em parceria do Sebrae Goiás, Sistema Faeg, Senar, Ifag e Sindicato Rural de Porangatu.