Ex-deputado também é presidente do Conselho do Sebrae Goiás e presidente da Faeg

Goianésia – O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae Goiás, José Mário Schreiner, visitou a 6ª ExpoPec 2023, em Porangatu, nesta quinta-feira (13/04), e destacou a pujança da feira e a importância do evento para dar visibilidade ao pequeno produtor, que, segundo ele, representa 85% do universo do agro.

“Eles não produzem apenas soja, milho, gado, mas produzem de tudo. A ExpoPec visa isso: dar visibilidade para aquele pequeno produtor que produz leite, mel, morango, tomate, alface. O agro abastece a mesa do consumidor”, disse José Mário, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) e ex-deputado federal.

O presidente ainda ressaltou que um dos objetivos da ExpoPec é disponibilizar tecnologias e equipamentos a esses produtores, por meio do Senar e do Sebrae, atuando na difusão do conhecimento e capacitação. “Caminhamos juntos para levar resultados às propriedades”, concluiu.

José Mário também falou dos avanços observados na região. “Estamos aqui acompanhando o desenvolvimento da região, e hoje vemos grandes áreas que são pastagens, serem voltadas para a agricultura”, apontou. Ele também ponderou que as áreas de pastagens têm recebido melhorias. “O sistema de produção evoluiu muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, um boi que era abatido com quatro ou cinco anos, hoje é abatido com 18 a 24 meses. Isso graças à tecnologia, genética e melhoria da condição da criação”, compartilhou.

Ele lembrou que quando a ExpoPec foi criada a ideia era realizar uma feira itinerante. “Ela foi tão bem recebida no Norte do Estado que deixamos aqui de forma permanente”, explicou. “A ExpoPec, que já está consolidada como a capital do bezerro de qualidade, agrega a agricultura e todos ganham”, acrescentou.

A realização ExpoPec 2023 é uma realização do Sebrae Goiás e Senar Goiás, em parceria com Faeg, Ifag, Sindicato Rural e Prefeitura de Porangatu. O evento segue até sábado (15/04).