Unidade tem capacidade de produzir até 100 mil toneladas de produtos de fibrocimento ao ano. Início dos trabalhos gera 200 vagas diretas e indiretas

Goianésia – A francesa Saint Gobain inaugurou, nesta terça-feira (18/04), em Abadiânia, município goiano que fica a 90 quilômetros da capital, a primeira fábrica da Brasilit na região Centro-Oeste. Com capacidade para produção de até 100 mil toneladas de produtos de fibrocimento ao ano, a empresa gera inicialmente 200 postos de trabalho diretos e indiretos.

A fábrica, que vai atender aos mercados de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebeu investimentos de R$ 100 milhões, em um modelo de indústria 4.0, com 100% dos operadores totalmente conectados e gestão virtual, sem uso de papel.

“Esta inauguração materializa um momento econômico muito especial que Goiás vive. Ontem o governador Ronaldo Caiado divulgou os resultados do PIB Goiano e Goiás cresceu mais do que o dobro (6,6% em 2022) que a média nacional (2,9%)”, disse o vice-governador Daniel Vilela, presente ao evento.

A unidade conta, ainda, com reuso de água em todo o processo fabril, sem enviar resíduos a aterros sanitários, e reaproveitamento de rejeitos industriais. Além da Brasilit, a multinacional da construção civil também é dona das marcas Quartzolit, Placo, Isover e Ecophon.

Fábrica

A unidade da Brasilit em Abadiânia tem linhas industriais automatizadas para produção de fibrocimento, principalmente telhas e placas cimentícias. Foi construída em área de 145 mil metros quadrados.

Além dos incentivos fiscais, Goiás se destaca, na prospecção de novas empresas, em razão da localização privilegiada, no Centro do País; e de fatores como boa infraestrutura, segurança pública e educação.