Fonte renovável de eletricidade é tendência em novas construções

Goianésia – Em busca de sustentabilidade e economia no fim do mês, a energia solar ganhou destaque nos últimos tempos. Em franca expansão, a energia solar ultrapassou a marca de dois milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos no Brasil.

O instalador de sistemas fotovoltaicos de energia solar, Leandro Campos, afirma que em Goianésia a procura aumentou bastante. "Hoje nem tem como se discutir muito sobre fonte de energia renovável, qual que é a melhor, qual que não é, qual que é a mais conhecida, porque acaba que a energia solar tomou uma proporção muito grande. Chegou ao ponto de em cidades maiores, em capitais e cidades grandes, que as pessoas não alugam nem compram mais imóveis se não tiver um sistema fotovoltaico instalado lá. E isso levando em consideração só o benefício que ela te gera em dinheiro, só o lucro que você vai ter", avalia.

Com isso, o segmento chega a outro patamar com 22 mil megawatts de potência instalados em residências, comércios, indústrias, prédios públicos e propriedades rurais, o que corresponde a pouco mais de 4% da capacidade total do parque gerador brasileiro.

Leandro Campos pontua que a fonte de energia renovável já é o futuro. "O quanto você consegue ajudar o meio ambiente produzindo sua própria energia, porque é uma fonte de energia que é inesgotável. E é algo que não vai agredir o meio ambiente. Então a gente até costuma falar que energia solar não é um gasto, é um investimento. Você investe em algo sabendo que vai ter um retorno certo", aponta.