Objetivo é agilizar processos administrativos

Goianésia – Goianésia e outros 245 municípios goianos deverão contar com rede de fibra óptica em prédios públicos. A iniciativa faz parte do programa Goiás de Fibra que visa implantar o novo meio de transmissão para oferecer segurança e rapidez na transmissão de dados. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Geral de Governo.

O subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes do Governo de Goiás, Renato Lira, explica que a fibra óptica é um meio de transmissão de informações que em relação aos outros é capaz de transmitir um maior volume de dados em distâncias maiores também.

"Elas tem uma largura de banda muito maior do que outros meios de transmissão de dados. Então elas são capazes de suportar uma quantidade de dados muito maior do que os outros meios e é extremamente importante, né?", diz.

O subsecretário pontua que a princípio o projeto prevê a interligação dos órgãos do governo do estado como escolas estaduais, delegacias de bombeiros, hospitais estaduais, instalações da Universidade Estadual de Goiás (UEG), ou seja, todos os órgãos da administração estadual.

A expectativa é que sejam instalados pelo menos 2.300 pontos de conectividade em órgãos públicos do Estado.