“Cora do Rio Vermelho” celebra os 135 anos da poeta com atuação de Raquel Penner e oficina cultural

Goianésia - Há mais de dois anos em cartaz e lotando teatros em todo o país, o monólogo “Cora do Rio Vermelho”, com dramaturgia de Leonardo Simões, retorna a Goiânia para duas apresentações especiais. O espetáculo será exibido nos dias 16 de agosto, às 19h30, e 17 de agosto, às 20h, no Cine Teatro Goiânia Ouro. Embora os ingressos online estejam esgotados, uma cota de cortesias estará disponível para retirada presencial nos dias das sessões.

Esta apresentação faz parte do projeto “Cora do Rio Vermelho – No Coração do Brasil”, que celebra os 135 anos de nascimento da renomada poetisa, contista e doceira goiana Cora Coralina. O projeto conta com o patrocínio oficial da Petrobras e o incentivo fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal. Além de Goiânia, o projeto percorrerá outras 10 cidades nas regiões centro-oeste e norte, incluindo Pirenópolis, Cidade de Goiás, Brasília, Porto Velho, Cacoal, Campo Grande, Dourados, Palmas, Belém e Cuiabá.

O espetáculo, protagonizado pela atriz Raquel Penner, oferece um mergulho na vida e obra de Cora Coralina, promovendo uma relação íntima e envolvente entre a atriz e a plateia. A peça nasceu do desejo de Penner de montar seu primeiro monólogo e reflete suas inquietações artísticas. Ao revisitar a obra de Cora Coralina, Penner encontrou uma conexão profunda com a poesia e os contos da escritora goiana.

Raquel Penner descreve o trabalho como “forte e delicado”, refletindo a escrita sensível da poeta. "Cora Coralina foi uma mulher multifacetada e libertária, que abriu caminhos para outras mulheres. Meu primeiro encontro com ela foi há pouco mais de 15 anos, em uma exposição no Rio de Janeiro. Aquele contato com a senhora do interior que fazia doces e escrevia poesia me encantou. Mais tarde, ao reler seus textos, percebi que tudo o que eu queria expressar no palco estava ali", compartilha Penner.

Além das apresentações, o projeto incluirá a Oficina “Frutos da Terra”, ministrada pelo diretor Isaac Bernat. A oficina ocorrerá em Goiânia nos dias 16 e 17 de agosto, das 14h às 18h, no Cine Teatro Goiânia Ouro, e em Pirenópolis nos dias 22 e 23 de agosto, das 14h às 18h, no Teatro Pompeu de Pina. Em Cidade de Goiás, será realizada nos dias 24 e 25 de agosto, das 9h às 13h, no Teatro São Joaquim.

A oficina é inspirada na pesquisa sobre o griot africano Sotigui Kouyaté e visa explorar o papel do ato de contar histórias na identidade do ator e do indivíduo. A atividade promove o desenvolvimento pessoal e cultural através das memórias e histórias dos participantes, alinhando-se com a proposta do Programa Petrobras Cultural, que busca estimular a criatividade e transformação social.