Prefeito esteve no estúdio da RVC FM para falar sobre a atual gestão

Goianésia – Dentro da série especial de entrevistas com os prefeitos de Goianésia em celebração aos 70 anos da cidade, a RVC FM recebeu em seus estúdios nesta sexta-feira (30/06) o atual gestor, Leonardo Menezes, que é bisneto do fundador do município, Laurentino Martins. "É uma alegria muito grande fazer parte da história dessa cidade que é uma referência no Estado de Goiás, tanto enquanto família como prefeito e deixar a marca da nossa gestão", afirma.

Ele salientou que Goianésia é uma cidade jovem que está saindo do seu perfil de cidade pequena para o de uma cidade de médio porte, "com todos os desafios desse crescimento e o gestor público tem que entender e tem que acompanhar. Estamos fazendo ações para preparar Goianésia para os próximos 70 anos", avalia. Ele comentou sobre a nostalgia de querer que a cidade permanecesse pequena e pacata, mas que é "bacana a gente que faz parte dessa história, que nasceu em Goianésia e viu essa cidade crescer".

"Eu me orgulho muito de ser bisneto de Laurentino e de fazer parte dessa história. Meu bisavô foi sonhador, realizador de Goianésia. Sou o quarto da família de Laurentino a exercer a função de prefeito e não poderia deixar de enaltecer que Goianésia é de todos e hoje nós vamos homenagear 70 pessoas que foram pioneiras e que fazem parte dessa história que foi construída com a mão de todos", destacou. Essa homenagem ocorre às 18h desta sexta no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues.

O prefeito fez questão de exaltar as gestões passadas de Hélio de Sousa e de Otávio Lage de Siqueira Filho, ambos que inclusive participaram desta série de entrevistas. "O doutor Hélio deixou um legado na educação, na área social. E falo pro Otavinho que ele foi o melhor prefeito dessa cidade e não por questão de obras, mas porque ele foi um visionário, ele transformou Goianésia, deixou a prefeitura preparada para a gente ter a condição de assumir e poder administrar com mais tranquilidade", destaca. "Pessoas de todo o Brasil querem vir pra cá. É uma cidade que tem grande procura de empresários, que tem uma abundância, tem emprego, tem crescimento, e não é por acaso, são trabalhos bem feitos, bem realizados, que fazem a diferença", salienta.

Leonardo Menezes também enumerou as obras entregues neste mês, como a reforma e expansão da Creche do Zereco, a inauguração da linha de transmissão de Furnas, e do avanço das obras do Residencial Hermínio Lopes. Agora, o desafio é resolver a questão da concessão de saneamento para ampliar o abastecimento da cidade junto à Saneago, processo que se arrasta há anos por problemas licitatórios. "É algo que a gente precisa resolver agora para fazer novos investimentos e Goianésia continuar crescendo", diz Menezes, apontando como o principal desafio no momento. "Abrimos uma nova licitação, está na mão do Tribunal de Contas, fizeram alguns questionamentos, fizemos os ajustes que pediram, estamos aguardando para podermos licitar", conta.

Censo 2022

Mais cedo nesta sexta, o prefeito também disse que vai contestar no IBGE as informações divulgadas sobre o município no Censo 2022. "Eu acho que várias cidades no Brasil estão sendo lesadas", disse o prefeito, argumentando que a falta de recursos e as dificuldades enfrentadas pelos recenseadores podem ser prejudicado a coleta de dados. "Essa conta de 73 mil, é uma projeção do IBGE. E hoje nós sabemos que Goianésia tem mais de 80 mil habitantes tranquilamente. Pra você ter uma ideia, na minha eleição, haviam mais de 50 mil eleitores e na eleição para governador o número de eleitores subiu cinco mil, só esse salto em dois anos".

Segundo o prefeito, ser reconhecida como uma cidade maior afeta a captação de acesso a recursos federais, por exemplo. "Se a gente administra uma cidade com mais de 80 mil habitantes recebendo recursos de uma cidade de 70 mil habitantes, então o prejuízo é muito grande", pontua.

Goianésia Rodeio Festival

A pecuária de Goianésia está chegando ao fim, mas não os grandes eventos no município. O prefeito também comentou sobre o Goianésia Rodeio Festival, que ocorre em setembro com shows de Wesley Safadão, Cláudia Leitte e Bruno e Marrone. "É uma etapa nacional do maior rodeio do Brasil, com etapas classificatórias para Barretos, e a expectativa nossa é que cinco atletas de renome, que já montam lá nos EUA, estarão aqui em Goianésia", destaca.

"A gente investe em educação, faz obras, mas o público também precisa de entretenimento e entretenimento de qualidade. Esses eventos são para comemorar tudo o que Goianésia recebe de benefícios e tudo o que a gente faz e eu tenho certeza que será um ganho muito grande para Goianésia", completa.

Com o evento, o Parque Lagoa, que irá sediar o rodeio, deverá passar por reformas, melhoramentos e adequações, que mais tarde beneficiarão outros eventos esportivos no mesmo local.