Personalização e criatividade marcam tendência do Natal culinário deste ano

Goianésia- Em Goianésia, as confeitarias estão apostando na criatividade para agradar quem ama o clima de fim de ano e não abre mão das delícias típicas da época. Os panetones artesanais e gourmets vêm ganhando cada vez mais espaço e são preparados de acordo com o gosto de cada cliente, com combinações personalizadas de massas, recheios e coberturas.

A confeiteira goianesiense Márcia Cristina trabalha com encomendas e destaca que o diferencial está justamente na personalização. “É fácil fazer a versão gourmet. O cliente escolhe se quer com frutas ou sem, se prefere recheios como uva, morango ou chocolate. É tudo feito sob medida”, explica.

A moradora Brenda Pereira conta que os panetones tradicionais seguem com lugar garantido na mesa da família, mas reconhece que as versões recheadas têm conquistado cada vez mais fãs. “O tradicional é uma delícia, mas esses panetones com chocolate e outros recheios também são muito bons. Acaba sendo difícil escolher só um”, comenta.

De acordo com expectativas do setor, a procura deve continuar crescendo em 2025. A projeção é de aumento entre 3% e 5% no volume de vendas e de 5% a 8% no faturamento das confeitarias. A tendência reflete o comportamento dos consumidores, que buscam experiências gastronômicas diferenciadas, sem abrir mão do sabor afetivo do Natal.