Goianésia está fora da lista

Goianésia - Pelo menos 186 cidades do Estado de Goiás,estão enfrentando um surto de diarreia aguda, conforme informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) nesta semana. Goianésia está fora da lista. Em 2024, mais de 217 mil casos foram notificados, sendo que, apenas no mês de agosto, o número ultrapassou 57 mil.

Para a SES-GO, um surto é caracterizado pela ocorrência de dois ou mais casos da doença que estão relacionados por tempo e localização. A secretaria alerta que um aumento nos casos de diarreia aguda é esperado em todo o Brasil até o final de setembro. Em Goiás, os primeiros registros começaram a ser identificados em junho, nas cidades de Campos Belos, Cavalcante e Monte Alegre de Goiás.

A diarreia aguda é definida pela evacuação frequente e líquida, geralmente com duração de até duas semanas. A condição é frequentemente causada por infecções virais, bacterianas ou parasitárias, sendo os rotavírus e norovírus os mais comuns. Os sintomas associados incluem dor abdominal, cólicas e febre. A SES-GO continua a monitorar a situação atentamente.