Josimar Pires é o primeiro policial penal a assumir o comando do órgão

Goianésia – O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, deu posse, nesta quarta-feira (09/02), ao novo diretor-geral de Administração Penitenciária, o policial penal Josimar Pires, em solenidade no auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Em evento conjunto, Caiado participou da formatura de 44 novos policiais penais que passam a compor o quadro efetivo do sistema de segurança pública do Estado de Goiás.

O novo titular da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) é o primeiro policial penal a assumir o comando da instituição. A condução ao cargo, ocorrida em dezembro, atende ao compromisso assumido pelo governador em nomear um servidor de carreira da ativa. “Assim, vocês se sentem honrados, respeitados e comprometidos com a responsabilidade de cada um”, frisou Caiado, que assegurou: “penitenciária não é quartel-general de bandido em Goiás. Ali, é para cumprir a lei, a pena, e não para comandar o crime.”

Com a designação, Josimar Pires comanda a Polícia Penal e todo o sistema prisional goiano, que compreende nove coordenações regionais e 95 unidades prisionais do Estado. “É estrutura fundamental para o sucesso da Segurança Pública na gestão Caiado. O controle feito no sistema prisional tem reflexos imediatos nas ruas”, comentou o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda.

“O comando da Polícia Penal é a maior e mais importante missão da minha carreira, que assumo com o compromisso de contribuir para a manutenção de Goiás como destaque entre os demais Estados do Brasil”, afirmou Josimar. Graduado em pedagogia e direito pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), o novo diretor-geral atua no sistema prisional desde 2010.