Voluntários que queiram contribuir precisam agendar previamente

Goianésia – O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG/Ebserh) está operando com estoque crítico de sangue dos diversos grupos sanguíneos, desde o início da pandemia do Coronavírus.

Segundo o supervisor da Agência Transfusional do HC-UFG/Ebserh Jefferson Vinícius da Silva, o Hospital das Clínicas recebe em torno de 20 doações/dia. “Para um Hospital do tamanho do HC e com a complexidade de atividades diárias que realiza, como cirurgias e transfusões diversas, é muito pouco. A demanda transfusional não caiu, mas o número de doações, sim. Por isso, precisamos da colaboração de toda a sociedade, pois essa necessidade impacta diretamente a todos que necessitam de atendimento”, ressalta.

O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação.

Para realizar as doações, é imprescindível o agendamento prévio pelo telefone (62) 3269-8326 ou via WhatsApp (62) 9108-5774, com intuito de evitar aglomerações neste período de pandemia de covid-19.

Requisitos para doação

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue, desde que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Outro requisito básico para doar sangue é estar com bom estado de saúde, além de seguir os seguintes passos: Estar alimentado; deve-se evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue; caso a doação ocorra após o almoço, aguardar 2 horas; dormir pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Os homens podem doar até quatro vezes por ano; as mulheres, até três. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses, para os homens, e de três meses, para as mulheres.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.