Iniciativa tem como objetivo humanizar atendimento dos internados em Uruaçu

Goianésia – Em sua estratégia de humanizar cada vez mais o atendimento, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) acaba de desenvolver o chamado prontuário afetivo, modelo alternativo ao convencional, que vai além das informações como nome e idade dos pacientes, aspectos técnicos e recomendações para o tratamento.

O novo prontuário afetivo da unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu passar a contar com informações como preferência musical, apelido, nomes dos filhos e/ou do companheiro ou companheira em caso de adultos, time de futebol, entre outras referências que geram uma maior aproximação com as equipes de saúde, fator que, consequentemente, contribui para a melhora mais rápida e eficaz em meio ao período de internação.

A iniciativa foi desenvolvida pela equipe psicossocial e começou a funcionar nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) com pacientes inconscientes. Contudo, a ideia também já se estendeu para adultos e crianças internados que estão conscientes e em constante contato direto com os profissionais do complexo. Inclusive, em breve, o prontuário deverá ser implantado em todos os leitos de enfermarias.

“Com essa ideia podemos sensibilizar ainda mais a equipe assistencial, pois trazemos esse olhar de que cada paciente é o amor de alguém. Ou seja, os profissionais são constantemente lembrados de que estão cuidando de uma pessoa que tem família, cachorro, filhos, preferências musicais, entre outras informações que possam contribuir para um atendimento sempre humanizado”, destaca Mariana Maciel, coordenadora multiprofissional no HCN.