Estrutura em concreto armado possui 177 metros de extensão e teve investimento de R$ 6,3 milhões

Goianésia – O governador Ronaldo Caiado inaugurou, nesta quarta-feira (23/03), a ponte sobre o Rio Verdão, entre os municípios de Maurilândia e Turvelândia, no Sudeste do Estado. Com investimento de R$ 6,3 milhões, a estrutura em concreto armado possui 177 metros de extensão. O trecho irá beneficiar os moradores e produtores da região. “Este é um sinal de desenvolvimento, de respeito a todos os cidadãos que aqui habitam”, afirmou Caiado. “São condições muito melhores e benefícios diretos para as empresas, com um trajeto mais curto, acesso mais fácil e menos risco no transporte de toda a cana que vai ser transformada”, exemplificou.

A construção da ponte sobre o Rio Verdão havia sido iniciada na gestão anterior, mas estava paralisada. A obra foi retomada pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), que precisou reconstruir toda a estrutura de escoramento, devido aos desgastes e danos provocados pela ação do tempo e por uma enchente. “A obra tinha sido abandonada sem o devido cuidado”, afirmou o presidente da Goinfra, Pedro Sales. “O que se tinha era um cenário de destruição, uma obra em estágio que não correspondia ao investimento feito e que tinha sido destruída pela cheia do Rio Verdão”, detalhou.

O trecho é rota dos moradores e produtores, sendo fundamental para o desenvolvimento da região, que é forte representante do setor sucroalcooleiro. Prefeito de Turvelândia, Siron Queiroz exaltou o compromisso de Caiado com os prefeitos, pela pontualidade mensal com que o repasse dos municípios goianos entra na conta. “Governos anteriores deixaram aí meses e meses atrasados, dificultando a vida dos prefeitos e dos nossos munícipes”, apontou.

As obras de construção, conclusão do remanescente e encabeçamento da ponte sobre o Rio Verdão contaram com investimentos do Tesouro Estadual e provenientes da parceria entre o Governo de Goiás e a Vale do Verdão, que celebraram um Termo de Acordo de Regime Especial (Tare) para viabilização de recursos por meio de crédito outorgado de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), concedido pelo Estado. “Estamos de braços abertos para novas parcerias. Quem ganha com isso é sempre a sociedade”, acrescentou Gilson Soares, diretor jurídico da Vale do Verdão.

Em nome dos produtores de açúcar, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, assinalou que o setor acredita em Goiás “Queremos estar junto do Estado construindo essa parceria, gerando emprego, renda, desenvolvimento e melhoria de vida para todos os goianos”, frisou.