Apreensões foram feitas em menos de 24h em Mineiros e Jataí

Goianésia – A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 57,7 m³ de madeira transportada de forma irregular em duas ocorrências distintas no intervalo de 24 horas. Os flagrantes foram feitos na região sudoeste de Goiás, em Mineiros e Jataí, nas tardes da última terça e quarta-feira (12 e 13/4).

Na tarde de quarta, policiais rodoviários federais flagraram uma carreta na BR-364, em Mineiros, com 28.89 m³ de madeira sendo transportada em desacordo com o Documento de Origem Florestal (DOF). A rota percorrida pelo caminhão era bem divergente do percurso autorizado pela licença de transporte expedida. A madeira oriunda de uma localidade e o documento florestal expedido em outro é indício de comércio fraudulento de créditos florestais. Pela documentação, a madeira saiu de Porto Velho (RO) e iria para Formosa (GO).

Já na tarde de terça, cerca de 24 horas antes, uma equipe da PRF que fiscalizava a BR-364, em Jataí, flagrou um caminhão transportando 28,86 m³ de madeira com o documento florestal vencido.

Ambas as situações configuram crime ambiental, com apreensão da madeira e enquadramento no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais, de transportar, madeira sem licença válida. O condutor assina um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) comprometendo-se a comparecer em juízo e os veículos com a carga ficaram retidos na unidade da PRF à disposição do IBAMA.