A cirurgia é uma técnica minimamente invasiva, com abordagem multidisciplinar e realizada por poucos centros especializados de saúde no país e no mundo

Goianésia – As equipes de Neurocirurgia e Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizaram na última quarta-feira (18/05) uma cirurgia minimamente invasiva para a ressecção de um tumor benigno, localizado na parte interna do nariz de um paciente, que chegou a invadir a base do crânio após apresentar um crescimento exagerado. A técnica, denominada Cirurgia Endoscópica Endonasal, proporciona um tratamento menos invasivo para o paciente, pois não há cortes e não há manipulação do tecido cerebral.

O Hospital das Clínicas da UFG está entre os poucos centros especializados no mundo que realizam essa cirurgia, pois conta com equipes altamente qualificadas e com um Centro Cirúrgico moderno, equipado com equipamentos de alta tecnologia. “Centros como o nosso, que realizam em torno de 50 a 100 procedimentos desse por ano, com uma abordagem multidisciplinar, ou seja, de duas equipes cirúrgicas, e com condições de infraestrutura física e clínica modernas, são pouquíssimos, não somente no Brasil, mas em todo o mundo. Essa realmente é uma cirurgia de vanguarda que é ofertada para a população usuária do SUS”, afirma Rodrigo Cavalcante, neurocirurgião da equipe de Neurocirurgia do HC-UFG que realizou o procedimento.