Pacientes são dois homens de 33 e 34 anos e que estão com bom quadro de evolução

Goianésia – Goiás confirmou neste sábado (09/07) os dois primeiros casos de varíola dos macacos. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), os pacientes são dois homens, de 33 e 34 anos, residentes em Aparecida de Goiânia.

Ambos estão em isolamento domiciliar e, segundo a SES-GO, estão com boa evolução do quadro e sendo monitorados. Até sexta-feira (08/07), eram seis casos suspeitos no Estado.

Há três casos em investigação em Goiânia e um em Mineiros. Os critérios para definição de caso suspeito estão ligados ao início súbito de erupção cutânea aguda, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre.

A pasta ainda orienta para procurar unidades de saúde caso haja: histórico de viagem a país endêmico ou com casos confirmados da doença nos 21 dias anteriores ao início dos sintomas, ou ter vínculo epidemiológico com pessoas com histórico de viagem a país endêmico ou país com casos confirmados , desde 15 de março de 2022, nos 21 dias anteriores ao início dos sinais e sintomas.

O processo de investigação da doença inclui a coleta de amostras do paciente. Elas são encaminhadas para o Laboratório Estadual Central de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO). Algumas amostras para diagnóstico diferencial são analisadas no próprio Lacen e outras, encaminhadas pelo Lacen ao laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.