Secretaria de Saúde já confirmou 29 casos na capital. São 35 ao todo no Estado

Goianésia – A Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia confirmou nesta terça-feira (02/08) que a transmissão da varíola dos macacos está comunitária na capital. A cidada tem 29 casos confirmados. Em Goiás são, ao todo, 35 casos. Fora os de Goiânia, Aparecida confirmou 3 casos e Itaberaí, Inhumas e Luziânia possuem um caso confirmado cada uma.

Todos os pacientes confirmados até agora são homens e a maioria tem histórico de viagem para São Paulo ou Rio de Janeiro. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), outros 42 casos suspeitos estão sendo analisados e 49 viajantes estão sendo monitorados.

Não há casos em internação hospitalar até o momento no Estado. Ao aparecerem quaisquer sinais ou sintomas, como febre alta súbita, dor de cabeça, aparecimento de inflamação de linfonodos (ínguas), erupções cutâneas e mal-estar, é necessário que o paciente procure serviço de saúde para fazer avaliação clínica necessária. No caso de Goiânia, todas as unidades de saúde já estão capacitadas para realização desses atendimentos.

A transmissão ocorre por contato físico com alguém que tenha sintomas, contato com as lesões, crostas, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama e talheres que tenham sido utilizados por pessoas que estejam sintomáticas.