Fato aconteceu no dia 17 de julho. Material é estudado por professores da Universidade Federal de Jataí

Goianésia – Na manhã do dia 17 de julho um meteorito atingiu uma fazenda na região de Portelândia. Os moradores da fazenda se assustaram com o barulho do impacto. Mesmo sendo uma rocha pequena, por volta de 250g, a velocidade de aproximação desses objetos é muito alta e o impacto é de alta energia. A colisão danificou a telha, o forro e o piso da cozinha.

Na segunda-feira, um dia após a queda, o curso de Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ) foi procurado pela imprensa local para verificar o ocorrido e explicar o fenômeno.

Logo, em parceria com as Meteoríticas, um grupo de pesquisadoras especializadas na área, os físicos Maurício Bolzam e Thiago Oliveira, ambos do Curso de Física, se dirigiram ao local e foi iniciada a pesquisa e a primeira caracterização do meteorito.

Em laboratório uma amostra foi analisada em fluorescência e os resultados reforçaram as evidências da origem da rocha, informações técnicas que foram prontamente fornecidas ao proprietário da fazenda e às pesquisadoras.

Seguem daqui adiante as pesquisas com a rocha juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), universidade de origem das Meteoríticas. A UFJ buscará ser a fiel depositária de uma amostra do meteorito junto o boletim internacional de meteoritos.