Equipe da EFG José Luiz Bittencourt participou pela primeira vez da First Robotics Competition (FRC) e estará na próxima edição do evento, em 2023

Goianésia – A equipe formada por alunos da Escola do Futuro de Goiás José Luiz Bittencourt (EFG) teve seu protótipo de robô avaliado e foi considerada apta a participar da próxima edição da First Robotics Competition (FRC). A classificação veio após a participação inédita da instituição de ensino na etapa amistosa do evento, realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, no Rio de Janeiro.

Entre as quase 90 equipes nacionais e de outros 38 países, o time da EFG era o único formado por alunos de uma instituição pública de ensino. Esta foi uma edição off-season, ou seja, fora da temporada oficial, e proporcionou uma mistura de cultura, amizade e experiências tecnológicas.

Estreante no evento, a equipe da EFG José Luiz Bittencourt foi composta por oito alunos e três professores do curso de Linguagem de Programação em Python. No sábado (06/08), os estudantes apresentaram o seu projeto de robótica na categoria Robô FRC UP, de idade de 14 até 18 anos, para uma banca formada por juízes do torneio internacional. A comissão avaliadora foi composta pelo engenheiro e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Bruno Pedroza, pelo engenheiro e pesquisador do CENPES/Petrobras Ney Robinson Salvi dos Reis e pelo engenheiro Rafael Quadros, que é coordenador nacional do torneio.

Apoio institucional e patrocínio

O projeto das Escolas do Futuro do Estado de Goiás é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em convênio com o Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT-UFG), e possui currículo voltado para a formação de profissionais nas áreas de robótica, montagem industrial, internet das coisas, inteligência artificial, aprendizagem de máquinas e linguagem em programação de computadores.

Para participar do evento da First Robotics Competition (FRC) às Escolas do Futuro de Goiás receberam apoio Institucional da Sedi, do Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Padre Pelágio e o patrocínio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE), SICOOB Sicovicred e Unigoyazes.

Ao final do evento, a empresa Exsto Tecnologia, com sede na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), convidou a Escola do Futuro José Luiz Bittencourt para desenvolvimento de parceria. A organização atua com soluções para laboratórios didáticos nas áreas de tecnologia, internet das coisas, robótica, automação industrial, entre outras. A conquista foi comemorada pelo professor Jefferson Lorençoni, que ressaltou a importância do feito. “O patrocínio vai viabilizar inscrições futuras em outras competições, a compra de novos materiais e, ainda, vai estimular os alunos a permanecerem no projeto”, reiterou o docente.

O evento

A First Robotics Competition (FRC) é realizada em diferentes países e, este ano, o Brasil sediou a disputa fora da temporada a fim de mostrar o potencial das equipes brasileiras para avaliadores nacionais e internacionais. Anualmente, a competição é promovida em formato de torneios regionais e nacionais, oportunidade em que os campeões se classificam para o mundial dos Estados Unidos.

Conhecida como Olimpíada da Robótica, a FRC foi mediada no Brasil pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O festival é uma disputa de robôs que chegam a 1,5 metro e podem pesar mais de 50 kg.