Ao todo, foram selecionados 64 alunos da rede Municipal e 55 alunos da rede Estadual

Goianésia – Na última sexta-feira (04/11), os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I e 2º anos do Ensino Médio Regular elaboraram as redações do V Concurso de Redação: Violência contra a Mulher e a Lei Maria da Penha. As redações foram aplicadas na Universidade Estadual de Goiás (UEG), polo Goianésia. Ao todo, foram selecionados 64 alunos da rede Municipal e 55 alunos da rede Estadual. Os discentes do 5º ano do Ensino Fundamental abordaram, em forma de carta em prosa, “mitos e verdades sobre a Violência Contra a Mulher”. Já os alunos do 2º ano do Ensino Médio redigiram sobre o tema “A violência contra a mulher: um paralelo entre a realidade e a perspectiva futura”. Vale salientar que os alunos puderam optar pelos gêneros crônica, carta aberta ou dissertação argumentativa.

O concurso é promovido pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Goianésia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Coordenação Regional de Educação. É um projeto de polícia comunitária, cujo objetivo é promover a reflexão sobre a importância da desconstrução da cultura machista e patriarcal impregnada em nossa sociedade, educar/conscientizar as crianças e adolescentes com visão de igualdade, evitar que eles sejam futuros agressores e que elas se submetam a situações de violência. O slogan é “educar para prevenir, a punição sem prevenção e conscientização de nada adianta”.

O logotipo do concurso, uma mão, simboliza um basta à violência contra a mulher; o coração com Lei Maria da Penha representa ajuda à mulher vítima de violência para reconstruir seu coração ferido; e a pomba simboliza a esperança, o direito da mulher de ser livre, o seu livre-arbítrio.