Operação confiscou 1.100 quilos de massa para produção de mussarela

Goianésia – A Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) apreendeu e inutilizou 1.100 quilos de massa para produção de queijo mussarela imprópria para o consumo, em Goiânia.

O produto apresentava condições precárias, completamente tomado por moscas e era manipulado de forma inadequada, sem a observância dos cuidados mínimos de higiene. Na operação, os fiscais constataram também a higienização inadequada das formas de emolduração do queijo, que era feita no piso da empresa, completamente fora dos padrões de higiene recomendados, indicando que os procedimentos de autocontrole não eram cumpridos.

A empresa já havia sido alertada sobre os problemas pelos fiscais estaduais agropecuários que operacionalizam o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no âmbito da Gerência de Inspeção da Agrodefesa, inclusive com alertas para os aspectos legais e orientações sobre a forma correta de processamento e cuidados com os produtos.

O laticínio chegou a apresentar um Plano de Ação Corretiva para as não-conformidades, mas não cumpriu o que foi acordado. Além de apreender e inutilizar o alimento, os fiscais da Agência determinaram a paralisação das atividades até que as normas legais e sanitárias sejam cumpridas.