Confira as formas de funcionamento

Goianésia – Em Goianésia, todos os órgãos públicos municipais funcionam normalmente durante esta semana, que antecede ao começo do novo ano. A exemplo da semana passada, que precedeu ao Natal, toda a estrutura da Administração Pública municipal segue em pleno funcionamento, externa — com atendimento ao público — e internamente. A única exceção foi o chamado “Natal do gari”, a suspensão da coleta de resíduos no domingo, dia Natal, e no sábado, véspera do Natal, que vai se repetir no Ano Novo e véspera, no dessa vez “Réveillon do gari”.

O Paço Municipal Laurentino Martins Rodrigues, sede da Prefeitura de Goianésia, atende ao público normalmente, até sexta-feira, 30 de dezembro. O mesmo ocorre em todas as secretarias. “Nessa última semana do ano todos os nossos serviços funcionam da mesma forma que foi durante todo o ano”, diz a secretária municipal de Saúde, Luciana Otoni, citando as unidades básicas de saúde, a Farmácia Municipal e as triagens.

“A própria Secretaria de Saúde continua funcionando em horário comercial, abrindo às 7h, fechando para almoço, entre 11h e 13h, e depois funcionando novamente às 17h”, explicou Luciana. As unidades de urgência — UPA (Unidade de Pronto Atendimento), HMG (Hospital Municipal de Goianésia) e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) — funcionam 24 horas, os sete dias da semana, seguindo também a normalidade, segundo a secretária Luciana Otoni, verificada no ano inteiro.

Covid-19
No tocante à alta de covid-19, verificada nos boletins epidemiológicos dos últimos dias, a secretária de Saúde, Luciana Otoni, diz que a população segue tendo o atendimento descentralizado, com todas as unidades básicas de saúde capazes de fazer a abordagem inicial do paciente com suspeita de Covid-19, sendo a UPA a unidade hospitalar referência.

“A UPA continua sendo o nosso centro de referência para Covid. E o Municipal, a prioridade para as demais patologias, para não ter aquela comunicação de fluxo respiratório com os demais. Ou seja, para esta última semana do ano, a gente também não tem alteração. É procurar a UPA, procurar o postinho [de saúde], todos os lugares são capazes para fazer atendimento de caso de Covid”, completou Luciana Otoni.

Serviços
Na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, pasta que trabalha todos os dias através do Departamento de Limpeza, e onde é comum o trabalho dos garis aos sábados e domingos, assim como da coleta em geral, que transporta os resíduos até o Aterro Sanitário, pequena alteração prestigia esses trabalhadores neste fim de ano.

“A Secretaria de Serviços Urbanos e a Secretaria de Saúde são as únicas que praticamente não param nunca. Agora, no Natal, o prefeito Leonardo Menezes determinou que se desse esse descanso aos garis, principalmente aos coletores de resíduos, daí eles não terem trabalhado nesse sábado e domingo de Natal”, explicou o secretário André Wenceslau, esclarecendo que a folga será repetida no Ano Novo e na véspera.

“Foi o Natal do gari e já vamos antecipar a mesma programação para o Ano Novo. Nós podemos dizer: isso não é uma ação, isso não é um projeto, e sim, um reconhecimento do prefeito Leonardo Menezes estendido a toda a comunidade. Nós pedimos à comunidade que também reconheça o trabalho desses cidadãos tão importantes para o nosso município”.

Emergência
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem demandas, porém, que não param nem mesmo na véspera e no Ano Novo, assim como ocorreu no Natal e véspera do Natal. São os serviços que ficam em emergência e urgência, como, por exemplo, um contêiner que tomba e dá derramamento de lixo ou uma árvore que cai e obstrui uma via pública.

“Nesses casos, a secretaria de imediato irá buscar o contêiner, irá desobstruir a via”, explica André. “Agora, os demais serviços, não considerados emergência e urgência, seguem normalmente durante esta semana, pausam na véspera e no Ano Novo e voltam à normalidade na segunda-feira, dia 2 de janeiro”, completou o secretário, que deixou mensagem aos colaboradores de sua Pata e a todos os goianesienses.

“Quero deixar uma mensagem de felicidade, de paz, aos nossos colaboradores da limpeza pública, estendida a todos cidadãos de Goianésia. Um feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, energia e muita força para continuarmos as nossas batalhas”.

Feira
Vale salientar que a Feira Livre, aquela de domingo, realizada no Feirão Nova Aurora, será antecipada — do próximo domingo, 1 de janeiro, para a véspera, sábado, 31 de dezembro —, a exemplo do que ocorreu no fim da semana passada, quando foi praticada na véspera do Natal, 24 de dezembro, em vez do domingo.

Diversidade
Já a Feira da Diversidade, que compreende exposição e comercialização de produtos de artesanato e da gastronomia goianesiense, que acontece aos sábados, no Feirão Mário Silva, e que teve edição especial de Natal no Centro Cultural Berchiolina Rodrigues, de 12 a 23 de dezembro, está suspensa, não sendo realizada no último sábado do ano, dia 30, assim como ocorreu no sábado passado. A expectativa é que a feira, coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, volte em janeiro, em data ainda a ser anunciada.