Codevasf realiza obras de revitalização da estrutura; medidas têm impacto ambiental positivo

Goianésia – A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) tem realizado obras de revitalização da barragem do rio Paranã, situada na divisa entre os municípios de Flores de Goiás, São João d'Aliança e Formosa, na região Nordeste do estado de Goiás. Os investimentos são superiores a R$ 8 milhões.

Nessa primeira etapa de intervenções, houve remoção da vegetação que cresceu ao longo da barragem e foi realizada uma recomposição com solo e cimento. Houve ainda a instalação de uma manta de bidim, célula geotêxtil que serve como impermeabilizante, e implantação de um revestimento de concreto, para solucionar problemas causados pela erosão. Também como parte dessa etapa, a Codevasf realizou licitação com o objetivo de promover a recuperação da descarga de fundo, que é responsável por manter o rio em continuidade.

“A Codevasf mantém projetos de irrigação na bacia do rio São Francisco que anualmente respondem por valor bruto de produção superior a R$ 4 bilhões. Essa experiência da Companhia está sendo gradualmente trazida para Goiás, com obras e projetos que vão fomentar a produção em um estado em que a vocação agrícola é bastante presente”, afirma o diretor da Área de Gestão de Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luís Napoleão Casado.

De acordo com Paulo Cerqueira, engenheiro agrônomo da Codevasf que integra a equipe de fiscalização da obra, a barragem do rio Paranã possibilitou na região a ampliação da oferta de água para abastecimento humano e a produção de arroz e soja, consorciada com a criação de gado, além de ter proporcionado a perenização do rio.

“Essa reforma é de grande importância pelo aspecto ambiental, já que, com essas intervenções, a Codevasf auxilia o Governo do Estado de Goiás, empreendedor da obra, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-GO), no atendimento às condicionantes da Agência Nacional de Águas (ANA)”, afirma Cerqueira.

Atualmente, encontra-se em andamento, numa parceira entre a Codevasf e a Seapa-GO, um estudo de viabilidade técnica para implantação do projeto de irrigação no Assentamento Santa Maria, que fica próximo à barragem.

Sobre a barragem

A barragem do rio Paranã foi construída para aumentar a oferta hídrica para produtores rurais e fomentar a produção agrícola irrigada na região. Ela está dentro do projeto de irrigação Flores de Goiás, que possui cerca de 11 mil hectares de área irrigável. A estrutura tem 1.650 metros de extensão de aterro e capacidade de armazenamento de 195 milhões de metros cúbicos de água.

Em maio de 2021, a Codevasf e o Governo do Estado de Goiás emitiram a ordem de serviço para as obras de reforma estrutural. Após a conclusão do talude jusante, do vertedouro, do talude montante e da crista da barragem, está prevista uma segunda etapa, de reforma mecânica, hidráulica e elétrica.