Unidade da Secretaria de Estado da Saúde é beneficiada; local realiza 53 atendimentos mensais

Goianésia – A Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realizou, na tarde desta terça-feira (03/01), o repasse de cinco kits de brinquedos educativos e mobílias para a Creche Cantinho Feliz, em Goiânia. O local, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), cuida de crianças filhas de servidores da SES-GO. Mensalmente são realizados 53 atendimentos.

A entrega é resultado da parceria entre as instituições. “Desde outubro estamos trabalhando nas tratativas para chegar na melhor forma de realizarmos a doação e atender as necessidades das crianças que, após o recesso escolar, irão diariamente para o local”, disse Josimar Pires, diretor-geral de Administração Penitenciária.

Na oportunidade, a diretora do ambiente escolar, Rafaela Noleto, destacou a união entre a educação e a segurança pública. “Uma parceria muito boa para ambas as partes que, com certeza, está rendendo bons frutos. A partir de hoje, iremos trabalhar para mais tratativas em prol de novas colaborações”, comenta.

Durante a entrega, o chefe da Seção Industrial do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, Paulo Sérgio, ressaltou que os itens resultam de programas de ressocialização implantados no Complexo Prisional. “É importante mencionar também a responsabilidade socioambiental do trabalho de reaproveitamento/processamento de bens inservíveis”, comenta.

A Creche Cantinho Feliz é um ambiente de ensino que cuida de crianças de 0 a 4 anos, filhos de servidores - parte dos atendimentos são integrais.

Parceria entre a DGAP e a SES

Dentre as diversas ações realizadas entre a DGAP e a SES, podem ser citados os atendimentos médicos destinados à população carcerária, a definição dos métodos de controle de prevenção contra a covid-19, além do repasse de itens considerados obsoletos e inservíveis para serem recuperados e reaproveitados em benefícios da população goiana.

“Além de promover a economia de custos, o reaproveitamento e a reciclagem do material também proporciona a otimização dos ambientes das unidades da secretaria, o desenvolvimento de atividades laborais por parte dos custodiados e a remição da pena”, ressalta Josimar Pires.

O kit

Um armário porta-brinquedos em MDF
Uma mesa em MDF infantil
Quatro cadeiras infantis em madeira mista
Uma prateleira de parede em MDF para livros
Um porta-lápis em madeira
Um porta-papel em madeira com atividades para colorir
Uma caixa de lápis de cor
Relógio em MDF colorido
Ábaco em MDF
Caminhão de madeira
Kit de brinquedos como cadeiras, bonecas e fogão
Kit de decoração em E.V.A "Alfabeto/Numeral"