Saúde estadual realiza diversas ações pela campanha criada com o objetivo de educar, informar e sensibilizar goianos

Goianésia – Setembro é o mês de conscientizar a população sobre as doações de órgãos. Por isso, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza uma série de ações pelo Setembro Verde. A campanha foi criada para intensificar ações de educação, informação e sensibilização da população sobre o tema.

A abertura será nesta sexta-feira (1º/09), às 9 horas, no auditório do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG), com a presença do secretário estadual da Saúde, Sérgio Vencio. O evento vai contar com apresentação especial da banda do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, seguida de depoimentos de um receptor de órgãos e uma família doadora.

Na programação da campanha está agendado o 2º Pedal pela Vida, no dia 17, às 8 horas, com participação especial de Patrícia Fonseca, triatleta transplantada de coração. No dia 19, às 9 horas, no plenário da Assembleia Legislativa, haverá homenagem aos parceiros envolvidos na doação e transplante em Goiás e, no dia 27, Dia Nacional da Doação de Órgãos, será realizada blitz com motoristas e entrega de material informativo, na Rua 94, Setor Sul, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran).

Desde 2017, início das cirurgias de transplante no HGG, até agosto deste ano, 805 transplantes renais foram realizados na unidade – 104 deles apenas em 2022, o que representa 92% dos 113 procedimentos registrados no Estado, além de 45 transplantes de fígado. Esses números colocam o HGG entre os dez maiores centros transplantadores de rins no Brasil, segundo dados do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

“O Governo de Goiás investiu recursos para que o hospital pudesse ter uma unidade de referência que hoje faz transplantes de rins, fígado, pâncreas, rim-pâncreas e medula óssea”, explica Sérgio Vencio. “A secretaria está viabilizando uma parceria com a Universidade Federal de Goiás para capacitar médicos na captação de córneas, uma das principais demandas no estado”, adianta.

A gerente da Central de Transplantes, Katiuscia Freitas, ressalta que, apesar de o Estado promover atividades durante todo o ano, o mês de setembro foi escolhido, nacionalmente, para intensificar essas ações. “Essa transformação cultural, que é falar abertamente sobre a doação de órgãos, é muito importante para promover o tema e alertar a população. Tanto que, no ano passado, tivemos um aumento no número de doações e transplantes logo após o período da campanha”, afirma Katiuscia.

De janeiro a junho de 2023, foram realizados 474 transplantes de órgãos e tecidos em Goiás, um aumento de 47,5% em relação a 2022. Esse total envolve 87 rins, 3 fígados, 334 córneas, 17 transplantes de medula óssea e 5 musculoesquelético, captados de 69 doadores, beneficiando receptores que aguardavam na fila de transplantes em Goiás e de outros Estados.