Agenda da Central de Apoio aos Surdos busca aproximar surdos e ouvintes

Goianésia – O Setembro Azul é um projeto para conscientizar as pessoas sobre a comunidade surda e destacar as conquistas dessas pessoas. Em setembro é celebrado no dia 10 o dia da Linguagem de Sinais, no dia 26 o Dia da Pessoa Surda e no dia 30 é o Dia do Intérprete. Segundo Dulce Ananias, da Central de Apoio aos Surdos (CAS), foi criada uma campanha para conferir maior visibilidade aos surdos: "Para que a população de Goianésia possa conhecer a comunidade surda e a pessoa surda", resume.

"Tomara que outros municípios possam aderir, porque o que o prefeito e a primeira-dama fizeram, realmente é algo de reconhecimento a nível nacional", adiciona Taíza Andrade, secretária da Mulher, dos Direitos Humanos e da Família. A secretária salienta que o CAS foi criado na atual gestão e desde 2021 a central realiza campanhas de Setembro Azul para aproximar os ouvintes da comunidade surda.

A agenda foi iniciada com um piquenique na lagoa Princesa do Vale no último sábado (02/09) e já está engatilhada a participação de um time de Goianésia na Copa Brasil de Futebol de Surdos, em Uberlândia, após a equipe conquistar o quarto lugar na competição no ano passado.