Obra é uma realização do Adriano Garibaldi Núcleo de Dança e ocorre às 20h gratuitamente no Youtube

Goianésia – Em meio às barreiras sanitárias impostas a partir de março de 2020, como ficaram as danças entre pares e compartilhadas entre abraços? Questionamentos como este envolvem a videodança [re]encontro, uma realização do Adriano Garibaldi Núcleo de Dança, com apoio da Lei Aldir Blanc, Secult Goiás. [re]encontro tem estreia marcada para quarta-feira, 30 de março, às 20h, gratuitamente pelo Youtube. E logo após a exibição, o projeto convida para uma Roda de Conversa pela plataforma Zoom.

O segmento da dança de salão, assim como outros setores, sofreu um grande impacto com a pandemia de covid-19. Goiânia presenciou escolas fechando as portas, bailes cancelados e professores, alunas e alunos sem perspectiva de como e quando seria possível retornar às atividades.

Neste contexto, foi elaborada a proposta de [re]encontro, uma videodança que pretende retratar de forma poética um período melancólico quando foi preciso aceitar a ausência dos abraços.

Luiz Adriano Garibaldi e Mariana Rabelo são os dois artistas e profissionais da dança de salão que dançam as marcas do isolamento social em [re]encontro. “[re]encontro é a nossa forma de marcar um tempo difícil para as danças a dois. Fica registrado, assim, a dificuldade do toque, as barreiras que nos foram impostas e a esperança e o desejo de voltar aos abraços que tanto nos fizeram falta durante quase dois anos”, comenta Luiz Adriano Garibaldi, dançarino e diretor do projeto.

Roda de Conversa e Acessibilidade

Com o avanço da vacinação e a consequente flexibilização das medidas de segurança, as atividades presenciais voltam a permear o setor cultural. Nas danças de salão, o momento é de retomada às salas de aula, bailes, palcos e práticas.

E para refletir sobre o impacto do isolamento social e a importância do cenário artístico neste momento de retomada, logo após a estreia de [re]encontro acontece uma Roda de Conversa online pela plataforma Zoom.

Tanto a videodança, quanto a roda de conversa possuem classificação livre e estarão disponíveis on-line e gratuitamente. Ao longo do processo de criação, os produtos foram pensados com o objetivo de alcançar mais pessoas e espaços, por isso, o projeto conta com recursos de tradução para libras, executado pelo profissional Thiago Aguiar. “Existem várias maneiras de tornar os projetos culturais mais acessíveis. A tradução para libras é uma delas, além de valorizar a pessoa surda, é essencial para inserir esse público em espaços de arte e cultura”, comenta Thiago.


SERVIÇO:

[re]encontro
Estreia da videodança: 30 de março de 2022
Horário: 20h
Duração: 12min

Roda de Conversa online com artistas e público
Horário: logo após a estreia de [re]encontro
Onde: Online pela plataforma Zoom

Programação gratuita
Classificação livre a todas as idades
Produtos acessíveis com recursos de tradução para Libras

Link de acesso à programação: https://www.sympla.com.br/reencontro---estreia-e-roda-de-conversa__1529307