Companhia também promove oficina gratuita de construção de personagem

Goianésia – Com uma agenda recheada de apresentações no Brasil e no exterior, a Cia de Teatro Nu Escuro, por enquanto, ainda está em Goiânia, finalizando o projeto Nu Escuro On-line. É através dele que no próximo sábado (09/04), às 18h30, a companhia transmite a websérie “Barbas” e realiza uma live com os atores e atrizes do grupo. Para os que buscam aperfeiçoamento do trabalho de atuação teatral, a Nu Escuro também fará mais uma oficina gratuita, que será ministrada por Eliana Santos e Hélio Fróes e falará sobre a construção do personagem. O projeto tem apoio da Lei Aldir Blanc.

A oficina de “construção do personagem” é voltada a artistas e público em geral acima de 14 anos. O objetivo é compreender o processo de elaboração do personagem a partir das circunstâncias propostas em um processo de criação artística. Ao todo são disponibilizadas 20 vagas e as pessoas interessadas devem se inscrever para seleção pelo linktr.ee/nuescuro. A aula acontece das 9h às 12h e das 14h às 18h, pela plataforma Zoom.


Websérie Barbas

A Websérie Barbas teve sua estreia em 2021 e nasceu a partir de três pilares: de uma pesquisa de oito anos e histórias de vida de Izabela Nascente; da marca e identidade consolidadas da Nu Escuro; e da reinvenção da companhia, que adaptou seu fazer artístico em um ano pandêmico.

Em cena, Izabela Nascente, Adriana Brito e Lázaro Tuim contam a rotina de Marabel, uma menina em plena fase de crescimento e de descobertas sobre a vida, seus medos, prazeres e vergonhas. Um dia, porém, esse cotidiano é abruptamente quebrado pela morte de sua irmã. Marabel vê sua mãe adoecer e quando menos espera ela também se percebe entrando em um profundo estado de tristeza, de desânimo, de melancolia. Abatida, a menina, em busca de refúgio, se transporta para uma outra dimensão. Um local que outrora foi chamado de Freak, ou, em português, aberrações, onde tudo lhe parecia mais bonito e interessante.

Lá ela encontra uma personagem chamada Julia Pastrana, que lhe apresenta uma nova forma de olhar o mundo, com corpos e ideias desviantes. Um jeito de ser e de existir, que para aquela comunidade era muito mais artístico, divertido e feliz, do que o universo de onde vinha a tal menina. Decorridas as novas experiências, e transformada também em uma das artistas deste mundo imaginado, Marabel decide voltar para casa e mostrar o que ela viu e aprendeu. A jovem, então, com muitas trapalhadas cênicas, consegue tirar um sorriso do rosto cheio de pelos de sua mãe. Naquele instante, o cotidiano adquire alguma leveza, e os olhos de Marabel podem novamente contemplar a perspectiva de alguma felicidade.

 

Serviço: Nu Escuro On-line


9 de abril

- 9h às 12h e 14h às 18h - Oficina de “construção do personagem”, com Hélio Fróes e Eliana (via Zoom)

- 19h - Transmissão da websérie “Barbas”, seguida de live com Izabela Nascente e Lázaro Tuim (YouTube e Facebook da Cia. Nu Escuro)