Inscrições gratuitas podem ser feitas de 7 a 28 de abril pelo site do festival

Goianésia – Estão abertas as inscrições para o Laboratório de Roteiros Audiovisuais da 21ª Goiânia Mostra Curtas. Roteiristas, diretores, estudantes, profissionais de audiovisual e público em geral poderão receber consultorias online através do Laboratório, que acontecerá em julho deste ano.

Os interessados podem se candidatar gratuitamente até o dia 28 de abril às 23h59 (horário de Brasília), pelo site oficial do festival www.goianiamostracurtas.com.br. Serão ofertadas seis vagas ao todo, sendo três para cada uma das categorias oferecidas: Roteiro de Documentário (curta ou longa-metragem) e Roteiro de Ficção (curta ou longa-metragem).

O principal objetivo do Laboratório é reconhecer e qualificar roteiros originais ainda não produzidos, contribuindo com seu desenvolvimento, garantindo sua visibilidade e criando oportunidades para sua eventual realização.

“O nosso objetivo é promover um laboratório em nível mais avançado para aquelas pessoas que já têm um argumento ou roteiro, que buscam essa consultoria mais direcionada”, enfatiza a diretora-geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.


Segundo ela, o festival vai além da exibição e divulgação de filmes, e consiste também em formação de plateia, se fazendo importante ainda na valorização do roteiro como produto e a qualificação do setor audiovisual. O Icumam Cultural e Instituto visa estimular também a diversidade e incentivar a inscrição de realizadores negres, indígenas, LGBTQIA+, PCD e outras minorias, reafirmando seu compromisso de compor uma seleção plural de roteiros.

Poderão se inscrever pessoas residentes de todo o Brasil. Contudo, 40% das vagas serão reservadas para roteiristas, diretores, estudantes e profissionais do audiovisual que residam em Goiás. Caso as inscrições goianas não alcancem este número, as vagas estarão automaticamente disponíveis para participantes de outros estados.