O evento começa no dia 16 de forma híbrida e segue até o dia 30

Goianésia – A programação da sexta edição do Festival do Boneco oferece, em duas semanas, circulação de peças, formação de público e profissionalização de novos bonequeiros. A programação deste evento, que vai acontecer entre os dias 16 e 30 de junho, reserva apresentações de grupos de várias regiões do país, exposição de bonecos de grupos goianos, além de oficinas de construção de bonecos e lives sobre o processo de criação.

O festival será de forma híbrida, com parte da programação sendo transmitida pelo canal do YouTube do evento e outra presencial, no Teatro Sesc Centro, na Oficina Cultural Geppetto, e no Hospital Alberto Rassi - HGG, em Goiânia. A programação é gratuita e o evento conta com o apoio do Edital de Festivais e Eventos de Arte Aldir Blanc – Secult Goiás - Secretaria de Cultura - Governo Federal - 2021.

O Festival do Boneco, desde 2009, volta-se à apreciação e à vivência do teatro de formas animadas e chega à essa sexta edição reforçando o seu compromisso em dar visibilidade a espetáculos de grupos nacionais e regionais, formar e capacitar profissionais envolvidos nesta linguagem e proporcionar ao público o acesso gratuito a esse tipo de teatro.

Para esta edição, o Festival pretende oferecer um panorama do teatro de animação brasileiro, por isso conta com as apresentações de quatro grupos goianos e de quatro grupos de fora do estado: In Bust Teatro Com Bonecos (PA), Cia Mútua Teatro de Animação (SC), Pigmaleão Escultura que Mexe (MG), Trip Teatro (SC) e de Goiás, Núcleo Coletivo 22, Cia. de Teatro Nu Escuro, Coletivo Miasombra e Teatro do Maleiro.

Para Izabela Nascente, bonequeira e diretora artística do festival, este evento é uma oportunidade de celebrar a diversidade desta linguagem teatral, apresentando trabalhos de diferentes estéticas, técnicas e sentidos e mostrar a potência da nossa cultura. “Aproveitaremos este grande encontro, que é o verdadeiro sentido de um festival, para fortalecer a linguagem e nos fortalecer enquanto artistas”, comenta a bonequeira. “O teatro tem o poder de cura, de tirar as pessoas de suas duras vidas e levá-las para um outro lugar, dando alma e vigor a quem participa desta celebração”, ainda complementa a bonequeira sobre as expectativas com esta edição.

Espetáculos e conversações virtuais

A primeira parte da programação do evento é virtual, com transmissão no canal do YouTube do Festival. Entre os dias 16 e 19 de junho, às 19h, haverá exibição da websérie “Barbas”, da Cia Nu Escuro (GO). No dia 17/6, às 20h, será exibido “Um príncipe chamado Exupéry”, com a Cia Mútua Teatro de Animação (SC) e no dia 18/6, no mesmo horário, a Pigmalião Escultura que Mexe (MG) apresentará “O quadro de todos juntos”. Encerrando a primeira semana, o Núcleo Coletivo 22 (GO) exibirá “Ladainha” no domingo (19/6) às 17 horas. Todas as exibições são seguidas de lives com os grupos.


Espetáculos presenciais

Entre os dias 20 e 30 de junho o Festival ocupa o Teatro SESC Centro, em Goiânia, e oferece uma programação totalmente presencial. Nos dias 23, 24 e 25/06 (quinta a sábado) serão apresentados três espetáculos: “A sombra de Dom Quixote”, com Coletivo Miasombra, de Goiânia - 23/06, às 20h; “Kasperl e a Cerveja do Papa”, com a Trip Teatro, de Santa Catarina - 24/06, às 20h; e “Os 12 trabalhos de Hércules”, com a In Bust Teatro com Bonecos, do Pará - 25/06, 15h.

Para completar a programação, na terça-feira (28/6), os goianos Teatro do Maleiro e a Cia de Teatro Nu Escuro apresentam cenas curtas às 14 horas no Hospital Alberto Rassi.

Exposição de bonecos

E no transcorrer destes 10 dias (20 a 30/06) uma exposição de bonecos poderá ser apreciada no saguão do Teatro Sesc, por todos os frequentadores do espaço, sempre das 09h às 20h. Com exceção do dia 26, domingo, os usuários do SESC poderão conhecer o trabalho de criadores goianos, que se dedicam à elaboração de personagens, cenários, figurinos, maquiagens, cabelos e adereços de seres que criam vida pelas mãos e vozes de seus animadores.

Formação gratuita, virtual e presencial

O projeto do Festival de Bonecos também privilegia o espaço de formação dos fazedores de teatro e dos ingressantes no mundo das artes cênicas. Por isso mesmo serão oferecidas duas oficinas de média duração, de construção e manipulação de bonecos.

Uma delas será sobre bonecos de espuma, com a atriz e diretora, especialista em bonecos, Izabela Nascente (da Cia. Nu Escuro). As aulas da Izabela serão pelo Zoom, de 20 a 24 de junho, segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

Já a segunda oficina, é sobre Criação de Formas Animadas com Sucata, e será ministrada pelo Coletivo Miasombra. Estas aulas serão de 20 a 22 de junho, segunda à quarta-feira, das 19h às 22h, na Oficina Cultural Geppetto (Rua 1013, Quadra 39, Lote 11, 467 - St. Pedro Ludovico, Goiânia).

As inscrições para as duas turmas devem ser feitas pelo LinkTree do Festival: https://linktr.ee/festivaldoboneco