Evento ocorre no próximo final de semana em Goiânia

Goianésia – A quarta edição da feira e-cêntrica de publicações independentes reúne 70 editoras, selos literários, coletivos criativos e artistas gráficos, nos dias 11 e 12 de junho (sábado e domingo), entre 11h e 19h, na Vila Cultural Cora Coralina. Além da exposição e comercialização de livros, zines e artes gráficas, o evento promove atividades formativas e o Palavra Cruzada ─ encontro de escritoras e escritores. O evento é gratuito, realizado pela negalilu editora e pela Casa da Cultura Digital, com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Além da exposição e comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas, a programação da e-cêntrica também prevê o Palavra Cruzada, encontro de escritoras e de escritores de Goiás. Para estimular a troca de experiências e fortalecer a publicação independente, a negalilu organizou cinco rodas de conversa com 25 autores e autoras de poesia, literatura, história em quadrinhos e de fotolivro.

Em parceria com o Zé Ninguém, a feira hospeda ainda uma ação do projeto Vende-se, que conta com apoio da Lei Aldir Blanc, por meio da Secult Goiás. No domingo, o coletivo de jovens poetas coordena o Vende-se um Slam, com inscrições abertas para 10 participantes, a partir de 15 horas, na Vila Cultural Cora Coralina. A batalha está programada entre 16h e 18h, com premiação em dinheiro para o/a melhor slammer, segundo júri escolhido na plateia, durante o evento.

Atividades formativas

Com recursos do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, todas as ações formativas da e-cêntrica foram virtualizadas e estarão sendo realizadas ao longo da semana (entre 6 e 11 de junho), como “aquecimento” para as atividades presenciais. As inscrições para as oficinas gratuitas foram abertas em maio e as últimas vagas ainda estão sendo distribuídas. Inscrições: www.negalilu.com.br .

Na terça e na quinta (7 e 9/6), a artista visual e designer Luana Santa Brígida conduz a “Oficina de desenho com aquarela”, às 19 horas, em sala virtual. A ilustração para publicação também está contemplada na “Oficina de carimbo”, com a artista visual Ana Flávia Maru, na quarta (8/6), às 18h30, também em sala virtual.

A “Oficina de modelagem em massinha como estratégia de estímulo à leitura” ministrada pela mediadora de leitura e fonoaudióloga, Larissa Toschi, no sábado (11/6), às 9 horas, em sala virtual, atende a educadores, pais e mães, contadores de histórias. Para fechar o programa on-line, também no sábado, a poeta beta reis compartilha técnicas de escrita na “Oficina de poesia contemporânea”, às 10 horas.


Confira a programação completa:

 

feira e-cêntrica 2022

PROGRAMAÇÃO

6/6 (segunda)

19h30_LIVE de Abertura: “O que é a feira e-cêntrica e como ela apoia a inovação no mercado editorial a partir de uma postura independente”, com Larissa Mundim, curadora e idealizadora da e-centrica.org . Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube


7/6 (terça)

19h_Oficina de desenho com aquarela, com Luana Santa Brígida (parte 1). Carga horária: 90 minutos. Vagas: 30. Sala virtual.

19h30_Bate-papo: “Publicações periódicas independentes em Goiás”, com Júlia Lee Aguiar (Jornal Metamorfose), Rosângela Chaves (Ermira) e Alda Alexandre (Revista TEM BASE?!). Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube


8/6 (quarta)

18h30_Oficina de carimbo, com Ana Flávia Maru. Carga horária: 3 horas. Vagas: 30. Sala virtual.

19h30_Bate-papo: Rompantes da pandemia: novas editoras independentes em Goiás, com Mazinho Souza (Goiânia Clandestina), Thaise Monteiro (Cia de Arte Poesia que Gira) e Goiandira Ortiz (Leodegária Publicações). Carga horária: 90 minutos. Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube

 

9/6 (quinta)

19h_Oficina de desenho com aquarela, com Luana Santa Brígida (parte 2). Carga horária: 90 minutos. Vagas: 30. Sala virtual.

19h30_Bate-papo: O livro ilustrado para todas as idades, com Melissa Pomi. Carga horária: 90 minutos. Transmitida pelo canal negalilu no Facebook e Youtube

 

11/6 (sábado)

9h_Oficina de massinha de modelar como estratégia de estímulo à leitura, com Larissa Toschi. Carga horária: 3 horas. Vagas: 30. Sala virtual.

10h_Oficina de poesia contemporânea, com beta reis (Roberto Murilo Xavier Reis). Carga horária: 3 horas. Vagas: 20. Sala virtual.

11h às 19h_feira e-cêntrica: exposição e comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas, na Vila Cultural Cora Coralina (atrás do Teatro Goiânia, cruzamento das avenidas Araguaia com Anhanguera, Centro, Goiânia)

15h às 19h30_Palavra Cruzada – encontro de escritoras e escritores de Goiás, na Vila Cultural Cora Coralina (atrás do Teatro Goiânia, cruzamento das avenidas Araguaia com Anhanguera, Centro, Goiânia)

 

12/6 (domingo)

11h às 19h_feira e-cêntrica: exposição e comercialização de livros especiais, zines e artes gráficas, na Vila Cultural Cora Coralina (atrás do Teatro Goiânia, cruzamento das avenidas Araguaia com Anhanguera, Centro, Goiânia)

15h30 às 18h30_palavra cruzada – encontro de escritoras e escritores de Goiás, na Vila Cultural Cora Coralina (atrás do Teatro Goiânia, cruzamento das avenidas Araguaia com Anhanguera, Centro, Goiânia)

 

16h – Vende-se Um Slam. Coordenação: Zé Ninguém (inscrições a partir de 15 horas, no local)