Programação é toda gratuita

Goianésia – O 7º Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás ocorre de modo online, do dia 15 ao dia 30 de junho. No dia 29, o público vai poder assistir, presencialmente, ao “Cabaré das Divas” – um show de drags e homenagens, no Goiânia Ouro, às 20h, com entrada gratuita.

Nos 15 dias de festival, os amantes do cinema LGBTI+, vão poder conferir 46 filmes selecionados pela curadoria. Eles estão distribuídos em sete mostras competitivas: Nacional, Goiana, Suzy Capó, Infância Queer, Longa, Digo Animação e Internacional. Os curtas vão estar disponíveis para o público assistir e votar no site do DIGO (www.digofestival.com.br) e os longas pelo Cinebrac (www.cinebrac.com.br). Dentre eles, o filme francês “Amanhecer em Paris”, dirigido por Antony Hickling, que estreia no país.

O DIGO é uma realização da Cristos Produções, que teve o projeto contemplado pelo Edital de Festivais e eventos de arte Aldir Blanc - Concurso 19/2021 SECULT/ Goiás- Secretaria de Cultura, Governo de Goiás. Nesta 7ª edição, os cinco filmes selecionados da categoria “Nacional” e os dez curtas da “Goiana” ganharam, cada um deles R$ 2.000. Os filmes goianos ainda vão concorrer a mais R$ 3.000 como: “Melhor Curta”, na visão do público e do júri técnico. Os melhores filmes vão ser exibidos por mais 30 dias, na plataforma de streaming Cinebrac.

De acordo com o diretor do DIGO, Cristiano Sousa, a produção goiana está em uma posição de protagonismo. Por isso, é tratada como um produto que deve ser muito valorizado, algo que o festival sempre fez na distribuição dos filmes locais, junto, a redes e a eventos parceiros internacionais. “O dinheiro é um respiro nesse momento econômico difícil de retomada. Além disso, um incentivo inédito aos realizadores goianos na produção de mais filmes sobre o tema LGBTI+”, explica.

A programação do DIGO conta com exibições de filmes, debates, aulas públicas, apresentações artísticas e workshop. Essa capacitação vai ser de “Interpretação para Cinema” com o ator Paulo Vespúcio. Outro destaque é o II Encontro de Festivais LGBTI+ da América Latina e Caribe, que acontece no sábado (25/06), a partir das 15h. Confira a programação completa no site do festival e se programe para mergulhar nesse universo da 7ª arte.


Serviço:

DIGO – Festival Internacional de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero de Goiás
Quando: 15/06 ao dia 30/06
Onde: www.digofestival.com.br e www.facebook.com/digofestival