Evento também terá lançamento do game goiano Kuborabu

Goianésia – O Centro Cultural da UFG será ocupado pelo universo dos games e a cultura geek entre os dias 7 e 9 de julho, quando será realizada a feira multicultural Game House no Bacae. O evento tem como principal atividade o lançamento do jogo eletrônico de quebra-cabeça para celulares e tablets intitulado Kuborabu, na quinta-feira (07/07) às 19 horas. O Game House conta com uma extensa programação, com maratonas de jogos, bate-papo com desenvolvedores independentes, exposição de desenhos, desfile cosplay e apresentações de dança. A feira rola das 19h às 21h na quinta-feira (7) e das 14h às 22h na sexta-feira (8/7) e no sábado (9/7). A programação é toda gratuita. Este projeto foi contemplado pelo Edital de Demandas Culturais do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás 2017.

O nome do game vem de cubo+crab (caranguejo), alusão ao personagem central concebido por Cláudio Marinho Júnior, que percorre um labirinto repleto de obstáculos que precisam ser transpostos pelo jogador. À medida que os caminhos são percorridos o algoritmo aumenta o nível de dificuldade do game, que é voltado tanto para crianças como para adultos.

O projeto que foi iniciado em 2009 se concretiza sem a presença do seu idealizador, que faleceu no ano de 2014. O Instituto Bacae, junto à equipe coordenada por Ingrid Costa, são os responsáveis por tornar o projeto realidade. “Fundei o Instituto Bacae para dar vida aos projetos de game do meu esposo, Cláudio Marinho Júnior, que faleceu em 2014 aos 32 anos. Lançar o Kuborabu é muito gratificante, e nos permite seguir com o legado do Instituto”, explica Ingrid.

No game Kuborabu a missão é guiar o personagem entre labirintos de blocos, sempre abrindo novos caminhos onde não é possível voltar atrás. O jogo está disponível de forma gratuita nas lojas online, para instalação em celulares e tablets com sistemas operacionais Android e iOS.

Outras atividades

Na quinta-feira, às 19h, o evento começa com um bate papo com a equipe Kuborabu e outros desenvolvedores de games. Na sexta-feira e no sábado, os amantes de jogos poderão apreciar uma exposição de games independentes e desenhos de games, além de interagir em consoles de videogames e em jogos de tabuleiro. Na sexta, às 19h, haverá apresentação de dança do Grupo Bacae Dança, que fará pré-estreia do espetáculo “Pressa”. Em seguida, às 20 horas, acontece um desfile e performance de Cosplayers. Por fim, a Tropística Cia. de Dança apresenta “Boca e Flor”.

No sábado, das 14h às 18h, será oferecida uma oficina de games com foco formativo para a educação tecnológica. Voltada para crianças e adolescentes, a oficina busca de maneira divertida instigar a criatividade e o raciocínio lógico dos participantes. Às 19h a Tropística Cia. de Dança volta a apresentar “Boca de Flor” e às 20h o projeto Poptopia faz uma performance de K-Pop, a "Sessão Jam Poptopia Random Dance Play". Em seguida, o Grupo Bacae Dança apresenta mais uma vez “Pressa”, encerrando a feira.