Certame teve mais de 38 mil inscritos, dos quais serão premiados 40 alunos destaques. A cerimônia será realizada durante a 1ª Feira Literária de Quirinópolis

Goianésia – O VI Concurso Literário de Redação Bariani Ortencio, que visa promover a produção textual e cênica entre os alunos do ensino médio da Rede Estadual de Educação, sobre as obras do escritor, chega à última etapa com premiação para estudantes e professores. A cerimônia de entrega foi realizada nesta sexta-feira (19/08), às 11 horas, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, Centro, durante a Feira Literária de Quirinópolis (FLIQUIRI).

O certame é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Cultural e Educacional Bariani Ortencio, e Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás), com recursos do Fundo de Arte e Cultura (FAC). O concurso teve mais de 38 mil inscritos, e desse total, 43 trabalhos de estudantes, destaques em produção textual e em produção cênica e 43 professores orientadores participarão serão contemplados.

Os alunos destaques receberam medalhas, kit de livros literários, participarão de maratonas de contação de histórias e exposição de banners realizados na FLIQUIRI, e terão suas produções publicadas em e-Book. Dentre os destaques, serão selecionados seis estudantes e seus respectivos professores orientadores nas produções textuais e produções cênicas, com troféus e Tablets.

Em sua 6ª edição, o concurso literário faz uma homenagem a um dos maiores escritores e folcloristas de Goiás, Bariani Ortencio, paulista de nascimento e goiano por opção, pela sua vida dedicada à literatura, que somam mais de cinquenta anos trabalhando a temática regional por meio de crônicas, causos, crendices e histórias da cultura popular.

A iniciativa tem como finalidade incentivar e despertar nos estudantes de Ensino Médio regular em tempo parcial da rede pública estadual de Goiás o interesse e o gosto pela leitura, pela escrita de textos de diversos gêneros literários e pela representação cênica de Contação de Histórias.