As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube

Goianésia – O Festival Funarte Acessibilidança Virtual apresenta a quarta fase do programa com espetáculos premiados da Região Centro-Oeste. Sr. Will, da Giro 8 Cia. de Dança de Goiás, abriu a agenda da região, às 20h do dia 17 de agosto. Logo depois, a Cia. Dançurbana de Mato Grosso do Sul, vai lançar a montagem Movimento Mínimo Possível, no dia 19. Mais um projeto contemplado de Goiás, Cartas ao Tempo, da Diversus Grupo de Dança, será exibido no dia 24.

A etapa Centro-Oeste será encerrada, no dia 26 de agosto, com a estreia do espetáculo Brincância, da Cia. Theastai, do Mato Grosso do Sul. A segunda edição do festival é mais uma das ações continuadas da Fundação Nacional de Artes – Funarte.

As montagens, com recursos de Libras e audiodescrição, ficarão disponíveis para acesso gratuito no canal da Funarte no YouTube (www.youtube.com/funarte). Os demais projetos contemplados nas outras regiões do Brasil serão exibidos até setembro.

O Festival Funarte Acessibilidança Virtual foi criado a partir das ações do Edital Dança Acessível – Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual. No concurso, foram contemplados 25 projetos de vídeos de espetáculos com foco na acessibilidade e no ineditismo e que promovam o acesso online de pessoas com algum tipo de deficiência visual e/ou auditiva.

Os prêmios foram distribuídos para grupos de dança das cinco regiões do país: Região Norte, Região Sul, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Sudeste. O objetivo do programa é valorizar e fortalecer a expressão da dança brasileira, além de fomentar a democratização, a inclusão e a acessibilidade à arte.