Na programação, exposição de fotos históricas sobre o município, apresentações culturais e mesas redondas

Goianésia – Em comemoração ao centenário da cidade de Pires do Rio, o Museu Ferroviário, unidade da Secult Goiás, sedia nesta terça-feira (18/10) um simpósio organizado pela Academia de História, Cultura e Artes de Pires do Rio (ARCUH).

O evento tem início às 19h e conta com apresentações culturais, apresentação de trabalhos e mesas redondas. Além disso, haverá uma mostra fotográfica sobre os cem anos da cidade e uma exposição de obras da artista plástica Célia Carvalho.

Participam da programação consagrados pensadores da história goiana como as jornalistas Telma Rincón e Divina Neusa, Paulo Sampaio, que é historiador e diretor de Cultura de Pires do Rio, Ubiratan Paulo Galli Vieira, historiador e poeta, e Mônica Isabel Canuto Nunes, professora do curso de Pedagogia da UEG.

A Secult Goiás estará representada por Ricardo Lenard, historiador e servidor do Arquivo Histórico de Goiás, e Francyelle Martins Gontijo, historiadora e coordenadora do Museu Ferroviário de Pires do Rio.

As mesas redondas da iniciativa se concentram nos temas “Centenário de Pires do Rio” e “Pires do Rio:“Um Outro Olhar”.

A participação é gratuita e haverá emissão de certificados.

Museu Ferroviário de Pires do Rio

O Museu Ferroviário é uma unidade da Superintendência de Patrimônio Histórico Cultura e Artístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás). Foi criado em 1989 no espaço onde funcionava a antiga oficina mecânica das locomotivas a vapor da Rede Ferroviária Federal.

O acervo é constituído de locomotivas a vapor, balanças, máquinas, picotadores de passagens dos séculos XIX e XX, além de peças e objetos que pertenceram aos ferroviários que estão expostos nos galpões reformados e adaptados. O Museu preserva ainda a Coleção Jacy Siqueira constituída de livros, fotografias, vídeos e documentos doados pela família de Siqueira, escritor, pesquisador e fundador do Museu Ferroviário.
O museu pretende implantar o projeto museológico que prevê a transformação do espaço em centro de preservação da memória da ferrovia no Estado de Goiás. Para isso, serão realizadas ações de pesquisa e de documentação do patrimônio material e imaterial, através da coleta de documentos, fotografias e objetos, gravação de depoimentos e produção de documentário, exposição e catálogo sobre os pioneiros da ferrovia em Goiás.
A unidade abriga auditório, biblioteca e sala de pesquisa onde são realizadas exposições, mostras de vídeos, festivais, encontros de arte, artesanato e eventos literários.

Programação:

Dia 18 de Outubro de 2022
Das 19h às 22h

19h - Apresentação Cultural

19h15 - Abertura
Composição da mesa propositiva dos trabalhos
Prefeita de Pires do Rio – Maria Aparecida Marasco Tomazini
Diretor da UEG – Anderson Cavalcante
Presidente da ARCUH – Enival Mamede Leão
Gerência de Museus e Bibliotecas da Secult Goiás/ Instituto Goiano do Livro - Ricardo Lenard
Mostra de Fotografias “Pires do Rio: 100 Anos”
Exposição de Obras da Artista Plástica Célia Carvalho

19h30 - Mesa Redonda “Centenário de Pires do Rio”
Mediadora: Divina Neusa – Jornalista Membro da ARCUH
Debatedores:
Ricardo Lenard Historiador – Gerência de Museus Bibliotecas Instituto Goiano do Livro e Arquivo Histórico
Paulo Sampaio (Historiador, Diretor de Cultura de Pires do Rio Membro da ARCUH)
Mônica Isabel Canuto Nunes –Professora do Curso de Pedagogia (UEG)

20h30 Mesa Redonda “Pires do Rio:“Um Outro Olhar”
Mediador: Enival Mamede Leão
Debatedores:
Ubiratan Paulo Galli Vieira (Historiador e Poeta - Membro da ARCUH)
Francyelle Martins Gontijo – Historiadora Coordenadora do Museu Ferroviário de Pires do Rio
Telma Rincon (Jornalista membro da ARCUH)