Secretaria terá estande com debates sobre temas como desenvolvimento regional, produção de grãos, mercado global de proteína animal, infraestrutura e logística agropecuária goiana

Goianésia – Uma das maiores feiras de tecnologia rural do Brasil, a Tecnoshow Comigo está de volta após dois anos de interrupção por causa da pandemia de covid-19. O evento começa nesta segunda-feira (04/04), no Centro Tecnológico Comigo (CTC), em Rio Verde.

No estande do Governo de Goiás, estruturado em parceria com a Prefeitura de Rio Verde, diferentes pastas do Estado, como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), vão realizar uma série de atividades como reuniões, debates, palestras, entre outros, no período de 4 a 8 de abril.

A programação da Seapa inclui reuniões com representantes de empresas e prefeituras, lideranças setoriais e investidores. A Secretaria quer aproveitar a oportunidade para divulgar o potencial agropecuário dos bioinsumos (ativos biológicos que podem substituir total ou parcialmente os insumos químicos) e das regiões goianas, especialmente do Norte Goiano. Pretende ainda oferecer debates sobre temas estratégicos para os produtores, como produção e comercialização de proteína, conectividade, infraestrutura, logística e sanidade animal.

Titular da Seapa, o secretário Tiago Mendonça comemora o retorno dos eventos agropecuários. “Estamos otimistas. A Tecnoshow abre uma temporada que promete bastante. O produtor rural vai novamente ficar de frente com as inovações do setor e fazer grandes negócios. Estamos trabalhando e dando todo o apoio para que tenhamos um ano de muitos avanços”, afirma. Além da Tecnoshow, Mendonça cita a Tecnoleite de Morrinhos, a Expopec de Porangatu e outras feiras agropecuárias como importantes instrumentos para movimentar a economia e promover a difusão tecnológica no campo.

O superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, lembra que a Tecnoshow é a maior feira agropecuária do país em faturamento. Em sua última edição, em 2019, o evento movimentou mais de R$ 3,4 bilhões. “É um grande centro de comercialização entre produtores e empresas”, destaca. Maia fala ainda sobre o objetivo da Secretaria no evento: “A Seapa estará presente com agenda robusta, falando de diversos temas em seu estande, que é dividido com a Prefeitura Municipal de Rio Verde. Vamos reunir as pessoas e tratar das diretrizes do setor agropecuário no Estado”.