Dados apontam que estado cresce acima da média nacional

Goianésia - Os setores da indústria e de serviços em Goiás apresentaram crescimentos significativos em abril de 2024, contribuindo positivamente para o avanço de 1,8% do Produto Interno Bruto (PIB) mensal do estado, conforme dados do Instituto Mauro Borges (IMB).

A indústria goiana registrou um crescimento robusto de 14,1% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Destacam-se as atividades de serviços industriais de utilidade pública (19,8%), indústria de transformação (15,4%) e construção (8,6%). No setor de serviços, o crescimento foi de 5,5%, impulsionado principalmente pelo comércio (24,4%), transportes e armazenagem (9,8%), informação e comunicação (9,2%) e outros serviços (3,3%).

O governador Ronaldo Caiado destacou o desempenho positivo, mencionando que Goiás está crescendo o dobro da média nacional, resultado dos investimentos em pesquisa e modernização da estrutura estadual.

No acumulado do ano, a indústria apresentou alta de 9,2% e os serviços cresceram 3,2%. Um dos destaques foi a produção de biocombustíveis, que teve aumento de 17%, com o etanol crescendo 15%.

Em relação ao PIB dos últimos 12 meses, Goiás estimou uma taxa de crescimento de 2,1%, com a indústria e os serviços apresentando taxas de 6,6% e 2%, respectivamente. No acumulado do ano até abril, o PIB estadual está estimado em 0,2%.

Esses números refletem a dinâmica positiva da economia goiana, evidenciando o impacto dos setores industriais e de serviços no crescimento econômico do estado.