Secretaria Estadual de Saúde comemora números positivos

Goianésia - Esta semana, o estado de Goiás celebrou um marco significativo na área de saúde: o milésimo transplante de órgãos realizado no Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG, em Goiânia, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde, desde a implantação do serviço de transplantes na unidade em 2017, foram realizados 940 transplantes de rim, 56 de fígado, 3 de medula óssea e 1 de pâncreas. O milésimo paciente beneficiado foi Antônio Batista de Freitas, de 59 anos, que recebeu um rim no último sábado, dia 29 de junho, após seis meses de espera na fila de transplantes.

Emocionado, Antônio relembra o momento em que recebeu a notícia da disponibilidade do órgão: "Quando recebi a ligação dizendo que tinha um rim para mim, achei que era um trote. Nesse momento senti a maior alegria do mundo. Agora estou me recuperando, com a certeza de que vai continuar dando tudo certo".

A realização dos transplantes é viabilizada pela Central de Transplantes do HGG, que passou por uma reforma completa e modernização em 2022, com investimento de R$ 2,8 milhões em recursos estaduais. As novas instalações ocupam uma área de 644m² e contam com 32 novos leitos, proporcionando mais conforto e segurança aos pacientes. A estrutura inclui 26 leitos para transplantes de rins, fígado, pâncreas e rim-pâncreas, além de seis leitos específicos para transplante de medula óssea.

A doação de órgãos no Brasil só é realizada com a autorização familiar. Por isso, é fundamental que todos expressem seus desejos de doação aos seus familiares. Não é necessário registrar a intenção de ser doador em cartórios ou documentos; basta comunicar à família sobre a decisão. Os órgãos doados são destinados a pacientes que aguardam na lista de espera única, organizada por estado ou região e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

O milésimo transplante representa não apenas uma conquista médica e técnica, mas também um gesto de solidariedade e esperança para aqueles que aguardam por uma segunda chance de vida.